terça-feira, 11 de março de 2014

Produtores de Iranduba são beneficiados pela Sepror com a entrega de caminhão baú e sementes


DSC_0089
Na safra de alguns produtos (abóbora, melancia, banana etc)
o PAA tem sido a alternativa para evitar o desperdício e o
desestímulo do produtor rural. Hoje, o PAA também está
sendo operado pelo Sistema SEPROR. Entendo que outros
municípios do AM também devem procurar o MDS.

Os produtores rurais do município de Iranduba tiveram mais um incentivo da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) para aumentar a produção local e escoar o que produzem. Na manhã deste sábado (8), o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, entregou um caminhão baú para a Associação de Desenvolvimento Comunitário Sete de Setembro e mais de 413 quilos de sementes, entre as hortaliças estão sementes de alface, cebolinha e coentro e, frutas, melancia e maracujá. O veículo, segundo o secretário, vai auxiliar no escoamento da produção de 1.400 produtores e agricultores familiares no município.

O caminhão, com capacidade para transportar até oito toneladas, foi entregue pelo secretário Eron ao presidente da Associação Sete de Setembro e a secretária, Jander Rubens e Natalia Vale.

“Iranduba é o município de maior produção agrícola do Amazonas e isso é resultado dos investimentos do Governo do Amazonas, por meio da Sepror, no setor primário, em especial aqui no município. Além desse caminhão baú que vai ajudar no escoamento da produção, a Sepror também tem outras ações no município que possibilitam esses dados, como a recuperação de vicinais, a entrega de sementes, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e o principal deles o acompanhamento técnico através do programa Residência Agrária”, destacou Eron Bezerra.




A produtora Silva Azedo, que representou a comunidade e recebeu as sementes, destacou que as sementes entregues pela Sepror vão ser um incentivo maior para os produtores. “Temos a vontade de plantar, de aumentar a produção, mas não tínhamos ainda as sementes. Agora o desejo virou realidade e vamos aumentar nossa produção melhorando a vida de toda a comunidade”, comentou.
Segungo Jarder, a comunidade no ano passado produziu mais de 215 toneladas de tapereba e cajá. “Com o caminhão baú vamos escoar nossa produção direto para as feiras sem o atravessador para levar o lucro dos produtores. Esse caminhão é a melhor coisa que a comunidade podia receber”, ressaltou.

Acompanhamento técnico – O município de Iranduba conta com um escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), órgão que faz parte do Sistema Sepror, que leva para os produtores assistência técnica. O gerente do Idam no município, Favila Gentil, ressaltou a importância desse trabalho junto aos produtores. “O Idam é um braço da Sepror no município e tem levado orientação técnica aos produtores. O acompanhamento tem melhorado a produção no município”, disse.

Para o prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, o município já colhe os frutos dos investimentos feitos para o setor primário pelo Governo do Amazonas. “Os produtores rurais no município estão sendo valorizados. Os dados apontam que mais de 300 mil famílias no Amazonas tiram sua renda do setor primário através da agricultura familiar. E basta olhar para ver que os investimentos vão além do setor primário, como a duplicação da rodovia Manoel Urbano e a construção da Cidade Universitária”, pontuou.
Famílias beneficiadas – De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Iranduba tem cerca de 40 mil habitantes. No setor primário, a economia gira em torno, principalmente, de hortaliças, entre elas o cultivo de pimentão, tomate, alface, couve e pimenta de cheiro. O município também tem produtores investindo em piscicultura e bovinocultura.
Emenda parlamentar - Os caminhões baú que serão entregues pela Sepror foi adquirido através de emenda parlamentar da Deputada Federal Rebeca Garcia. Faz parte do convênio número 373.779-83/2011 com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O veículo está avaliado em R$ 164 mil e tem potência de 170 CV.

Expansão – A entrega das sementes faz parte das atividades do Sistema Sepror de expansão de produção e se trata de uma ação continuada. Com alto valor no mercado, o Governo disponibiliza, o produto para que agricultores fomentem seus negócios. “Nossa meta é que o Amazonas seja autossuficiente em alimentos. Para isso, precisamos criar oportunidade e incentivar nossos produtores e, temos nos empenhado, para que isso ocorra”, ressaltou Eron Bezerra.
Após a entrega, a Sepror realizará capacitação junto aos produtores e, consequentemente, fará um controle e acompanhamento durante o cultivo até o período de safra, para que haja sucesso no manejo e produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário