quarta-feira, 28 de maio de 2014

Semasdh recebe doação de mais de uma tonelada de alimentos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) recebeu, nesta quarta-feira, 29, do coordenador do Programa Mesa Brasil Amazonas, Elinaldo Barbosa, e do representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomaz Silva, a doação de 1.250 quilos de frutas e verduras, além de 240 quilos de feijão. Os produtos foram entregues a central de distribuição do Programa Mesa Brasil, localizada no bairro de Aparecida, zona Sul.

doacaoalimentos2
 

A secretária da Semasdh, Goreth Garcia, explicou que as doações vão auxiliar o trabalho da prefeitura no atendimento às pessoas que necessitam de alimentação saudável. “O apoio do Programa Mesa Brasil e da Conab é muito importante, principalmente, para nossa população mais fragilizada. As doações irão abastecer por uma semana as seis cozinhas comunitárias mantidas pela Prefeitura de Manaus, que oferecem diariamente 1,2 mil refeições sem custo algum para as pessoas cadastradas em situação de extrema vulnerabilidade nutricional, especialmente idosos e crianças”.

Thomaz Silva, da Conab, ressalta que ações como essa, além de ampliarem a atuação do Programa Mesa Brasil valorizam e incentivam a produção rural no Estado. “A Conab compra da agricultura familiar o excedente da produção, que seria descartada ou desperdiçada, e doa ao Mesa Brasil, que repassa às instituições que necessitam e, ao mesmo tempo, apoia e incentiva o produtor rural do Amazonas”.

O coordenador do Mesa Brasil Amazonas, Elinado Barbosa, ressalta que já há algum tempo o programa vinha estudando a aproximação com a Prefeitura de Manaus. “Esta doação é apenas uma ação inicial. Queremos ampliar esta parceria com a prefeitura para podermos chegar a outras secretarias, programas municipais e instituições e ampliarmos ainda mais nossa área de atuação”.

O Programa Mesa Brasil é uma rede de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com a função de contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Assim, ao mesmo tempo em que apoia a produção rural e diminui os níveis de desperdício, reduz a insegurança alimentar de crianças, jovens e idosos. No Amazonas, o programa atua há mais de dez anos e distribuiu até o ano passado mais de oito mil toneladas de alimentos, atendendo a mais de 200 instituições em Manaus, Manacapuru, Iranduba e Rio Preto da Eva.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh): 92 3215-4616 / 8117-7591
Fotos: William Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário