quarta-feira, 30 de julho de 2014

GESTÃO é um grande entrave no setor rural do AM

Hoje, no auditório da SEPROR, participei da reunião do Conselho Consultivo da Usina de Beruri. Lá funciona uma Agroindústria de Beneficiamento de Castanha do Brasil. Não há como negar, seja em Beruri ou em qualquer outro município do Amazonas, apesar do esforço dos comunitários em tocar a associação, cooperativa, agroindústria ou qualquer outra forma de organização, não conseguem, por diversos fatores, ter uma gestão eficiente. Como resultado, cresce o número de grupos formais inadimplentes em diversos órgãos. Isso não é bom para um estado que precisa criar um novo modelo econômico para substituir o implantado no Polo Industrial de Manaus. Reconheço o esforço do SENAR e do SESCOOP no processo de capacitação, mas algo com maior consistência precisa ser feito urgentemente. Criar GT, Comitê e por aí vai para analisar o que ocorre não tem sido o remédio mais eficaz. Sinceramente, não consigo visualizar qual o caminho a seguir, a única certeza que tenho é o crescimento do problema na quase totalidade dos municípios. Usar, de alguma forma, os alunos da UEA e da UFAM que estão no interior quem sabe pode ser um caminho para ajudar os comunitários a ter a mínima noção de como tocar um "negócio" que seja transparente, lucrativo e conhecedor de todos os encargos que envolvem a comercialização de seus produtos.Confesso, deixei o auditório da SEPROR preocupado, pensativo, mas ainda sem perder a esperança.
 veja mais fotos....





Um comentário:

  1. Thomaz e demais amigos leitores do blog. A gestão é uma ferramenta importante e necessária para qualquer tipo de negócio, como é sabido por todos nós. As empresas, e aí incluímos as associações e cooperativas, necessitam de profissionais com capacidade de tornar o negócio lucrativo, rentável para quem investe de alguma forma, seja sócio em um negócio com fins lucrativos ou mesmo um associado ou cooperado que disponibilize o seu trabalho e os seus recursos no negócio. De um jeito ou de outro, o resultado é necessário para que haja uma renumeração para a atividade. Infelizmente, a realidade é que não há negócio que resista sem retorno financeiro.
    Por isso, em sua formação de preços deve a entidade incluir o gasto com um gestor profissional para a sua atividade que possa direcionar os recursos, as ações e a sua posição no mercado. Isso é de extrema necessidade para a sobrevivência do negócio.
    Colaboração de Moacir Cavalcante da Silva - moacir63@globo.com

    ResponderExcluir