terça-feira, 29 de julho de 2014

Inaugurada CASA DE FARINHA em Manicoré

Paula Vieira,
Mais uma casa de farinha higiênica foi inaugurada no último sábado, 26 de julho, no município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) na comunidade Santa Ana do Capananzinho. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) beneficiará cerca de 30 famílias rurais nas atividades de processamento e beneficiamento da mandioca.
A primeira Unidade Demonstrativa (UD) implantada em março deste ano na comunidade São José já beneficia aproximadamente 35 agricultores familiares. A implantação das Unidades são metas do convênio Pacto Federativo nº. 720332/09 firmado entre o Idam e MDA e contou com apoio da Prefeitura Municipal, que disponibilizou mão de obra e outros materiais para construção da casa de farinha.
“A ideia é fazer com que as unidades sejam referência no beneficiamento da mandioca transformando-a em derivados produzidos com os devidos cuidados, principalmente, quando se trata da higiene do manipulador e dos equipamentos contribuindo assim com a melhoria da qualidade sanitária dos produtos”, explicou o gerente da Unidade Local do IDAM em Manicoré, Cleudo Brasil, ao destacar, que a unidade servirá de modelo e suporte físico para capacitação de agricultores.


A estrutura que visa facilitar o trabalho do agricultor possui depósito, setor de descascamento, ralação e torrefação da mandioca. Além disso, foi construída uma parede de vedação dos fornos impedindo que a fumaça circule no momento da torrefação causando incomodo aos agricultores.
Para a agricultora Auzilete da Silva, de 37 anos, a nova estrutura vai elevar a qualidade dos produtos. “A coleta do tucupi, por exemplo, agora será realizada de forma mais higiênica devido à prensa utilizada na secagem da massa ser apropriada para coleta do produto, esse equipamento substitui o tipiti e uma das vantagens é que o tucupi não utilizado poderá ser desprezado em local apropriado, evitando a contaminação do meio ambiente”, destacou.
A comunidade Santa Ana do Capananzinho ainda será beneficiada no próximo mês com uma UD de Multiplicação de Maniva. A unidade está em fase de implantação e também faz parte das ações do convênio Pacto Federativo.
De acordo com a engenheira agrônoma do IDAM em Manicoré, Mariza Lisley, a unidade consiste basicamente na propagação rápida da indução de crescimento dos brotos (câmara de propagação) e posteriormente no corte e enraizamento em água (câmara de enraizamento). Segundo Mariza, o objetivo do método é disponibilizar maior quantidade de mudas vigorosas e sadias de mandioca em um curto espaço de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário