quarta-feira, 6 de agosto de 2014

IDAM encerra a última etapa das oficinas em Itacoatiara

Aldizângela Brito, IDAM
Em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), realizou nos dias 29 e 30 de julho,  a última etapa de oficinas de nivelamento técnico sobre anistia e crédito especial para produtores rurais prejudicados pela cheia dos rios, onde foi decretado estado de  emergência ou calamidade pública. O grupo foi dividido em equipes para estabelecer estratégia de trabalho.


Participaram da oficina gerentes e técnicos de Unidades Locais do IDAM de Silves, Itacoatiara, Novo Remanso e Urucurituba, representantes da secretaria de Produção Rural, Sindicato dos Pescadores de Itacoatiara e Associação dos Pecuaristas do Município de Silves.
Durante a oficina os participantes foram orientados de forma detalhada a respeito da amplitude dos benefícios da Lei de Anistia nº 4.037, quais os procedimentos para aplicação do crédito especial para recuperação das atividades que foram prejudicadas com a cheia dos rios. Na ocasião foram definidas metas para divulgação, mobilização, prazo para cadastramento e pesquisa cadastral, elaboração de projetos, análise técnica, contratação e liberação de crédito.
Para a engenheira de pesca do IDAM/Itacoatiara, Deilce Muca, atividades como esta propiciam a discussão de temas relacionados a ação técnica em sua área, originando segurança e informações detalhadas. “Além disso, estabelece uma relação de informações conjunta com os técnicos, gestores e lideranças locais,” afirmou Deilce.
Ao todo 34 Unidades Locais do IDAM participaram de nivelamento técnico distribuídos nas calhas do Madeira, Purus, Baixo Amazonas, Rio Negro e Solimões I, Rio Negro e Solimões II e Médio Amazonas, totalizando 6 oficinas. Durante as atividades, cada Unidade Local desenvolveu um calendário de atuação em seus municípios, que resultou em um plano de ação geral de atendimento no Estado.
Segundo o gerente de Crédito Rural do IDAM, Airton Schneider, neste mês, as equipes locais do Instituto e lideranças vão iniciar a divulgação das informações a respeito do Crédito Especial e providenciar medidas de apoio a Afeam.

Fonte: Gerência de Crédito Rural do IDAM (Gecrer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário