quinta-feira, 14 de agosto de 2014

VI Encontro Agropecuário traz novidades para o setor primário

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
“Sejam todos bem vindos. Estamos entre amigos neste momento para discutir propostas visando o desenvolvimento do setor primário no Amazonas”. Com essa saudação o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM. Petrucio Magalhães Júnior fez a abertura do VI Encontro Cooperativista Agropecuário Amazonense de 2014, que aconteceu no dia 11 de agosto no Hotel Da Vinci, localizado na Rua Belo Horizonte, Adrianópolis.
O presidente declarou que o encontro superou todas as expectativas do Sistema OCB/Sescoop-AM, motivado pela pauta adequada, conforme o contexto que as cooperativas do Amazonas estão vivenciando no momento, tratando da agenda ambiental, das questões ligadas a regularização das propriedades através do CAR (Cadastro Ambiental Rural), que mostra a necessidade dos produtores de se adequarem ao Novo Código Florestal. Petrucio também citou os instrumentos de comercialização da produção rural disponíveis pelos governos federal e estadual, através da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentáveis), representada pelo seu diretor Luiz Octávio.
Petrucio se mostrou bastante otimista com os indicadores crescentes e favoráveis ao setor primário, e principalmente às cooperativas do ramo agropecuário do Amazonas. Ele também falou do tratamento harmonioso que é disponibilizado ao Sistema Cooperativista pelas instituições que representam o segmento agropecuário no Amazonas, e também do convênio firmada com a Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) para a realização de estágios dos alunos em cooperativas agroextrativistas filiadas ao Sistema OCB/Sescoop-AM.


“Encerramos o encontro com uma avaliação bastante positiva pela participação das cooperativas agropecuária, pela contribuição dos dirigentes das instituições que defendem o setor primário no estado, e também, pela presença dos engenheiros agrônomos, representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Sistema OCB Nacional, que estiveram mostrando aos produtores como regularizar suas propriedades” disse o presidente.
Os engenheiros agrônomos Marco Morato, representante do Sistema OCB Nacional e Cláudio Rodrigues dos Santos, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ministraram palestra sobre a importância do Novo Código Florestal e do CAR nas propriedades rural do Brasil. Morato declarou que 84% dos pequenos produtores rurais do país são pessoas ligadas ao cooperativismo e precisam da regularização de suas propriedades.
Eles afirmaram ainda que o Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural são de suma importância para a continuidade das atividades agrícolas, isso em todo país, principalmente em pequenas propriedades rurais, com é o caso da grande maioria no Estado do Amazonas. Segundo os engenheiros, o Car vem substituir um processo burocrático que havia antes na regularização ambiental das propriedades.
“O agricultor vai poder continuar produzindo nas suas áreas, ou seja, grandes partes das propriedades são consideradas consolidadas e com segurança jurídica. Esse é o maior beneficio do Novo Código Floresta e do Car para o pequeno produtor rural”, afirmou Morato.
O assessor da superintendência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thomaz Meirelles palestrou sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimento), Compras Governamentais, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e Nutricional.
Thomaz disse ainda que, as ferramentas apresentadas, mostram aos produtores rurais a importância de gerar renda no campo, possibilitando as cooperativas agropecuárias um canal público aberto à comercialização de seus produtos para a merenda escolar. Meirelles também falou do desperdiço de alimentos em momento de safra, das compra institucional e política de garantia de preço mínimo para assegurar valor de mercado aos produtos.
“Muito desses programas garantem segurança alimentar nutricional para a população do Estado, pois tudo que é adquirido junto ao setor produtivo, é doado à programas sociais, preferencialmente no próprio município”, declarou Meirelles.
O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, Neliton Silva, avaliou o convênio com o Sistema OCB/Sescoop-AM como positivo, principalmente no que diz respeito a Ufam disponibilizar estagiários com o objetivo de contribuir e aprender, dentro das necessidades e expectativas das cooperativas, localizadas em diferentes municípios do Amazonas. Segundo o diretor já foram identificados, durante o encontro dez municípios que tem uma demanda potencial para essas atividades. Neliton disse ainda que, a parceria já inicia no mês de outubro, e espera que o processo de cooperação desenvolva conforme foi projetado.
“Toda parceria precisa trazer benefícios para as duas partes, e em nível de igualdade. A parceria é parte de um acordo de cooperação através de um convênio firmado entre a Faculdade de Ciências Agrárias e o Sistema OCB/Sescoop-AM. Esperamos que esse acordo seja duradouro e eficaz”, finalizou o diretor.
Participantes - Estiveram presentes ao encontro representantes de cooperativas do ramo agropecuária do Amazonas, o superintendente do Sescoop-AM, Adriano Trenton Fassini, que fez a apresentação dos trabalhos e dos palestrantes do encontro, o presidente da Faea Muni Lourenço, a professora da Ufam, Expedita Pereira e o diretor da ADS, Luiz octávio.
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário