segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ADS discute manejo e comercialização de abacaxi em Novo Engenho


No dia 11 de setembro, agricultores e produtores de abacaxi da região de Novo Engenho (Itacoatiara), localizada a 190 km de Manaus estiveram reunidos com a equipe técnica da Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS) e da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) com o objetivo de avaliar parte da produção de abacaxi destinado ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME).
A região é fornecedora de aproximadamente 450 toneladas/ano de fruto e 100 toneladas de polpa de frutas para o PREME. Participaram da discussão os técnicos da ADS, os Engenheiros Agrônomos, Marcos Petillo, chefe de departamento e o gerente Charlles Osawa, a supervisora Elke Gondim; a Profa. Socorro Guedes gerente de logística da SEDUC e os cooperados da ASCOPE (Cooperativa de Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva) liderados pelo presidente Raimundo Maurício Freitas. Foram discutidos os principais gargalos referentes ao processo da cadeia produtiva do abacaxi, dentre eles, os principais foram; a logística e armazenamento, a comercialização e principalmente o controle fitossanitário da cultura, visando uma melhor qualidade final dos produtos à mesa dos estudantes. Os cooperados relataram como se dá atualmente o funcionamento da cadeia produtiva, as dificuldades encontradas no processo produtivo e as perspectivas futuras de comercialização, principalmente com a criação da Central de Abastecimento da Agricultura familiar recentemente inaugurada que poderá consumir grande parte da oferta de produtos.


Segundo o presidente da ASCOPE “com a criação da Central, estabelecemos mais um elo e mais uma opção de comercialização para os nossos produtos, além disso, estamos buscando novas possibilidades de diversificação da nossa produção que coincide justamente com a proposta da Agência que sempre nos apoiou na comercialização de nossa produção” destacou.

 A profa. Socorro Guedes enfatizou a importância da região como participante do Programa da Merenda Escolar e por se tratar de um produto também de destaque para o programa é necessário que principais atores envolvidos no processo que são os produtores rurais, estarem comprometidos para que o êxito do Programa seja resultado do êxito da produção. Os técnicos da Diretoria de Negócios Agropecuários da ADS destacaram que a reunião foi bastante compensadora. Estamos promovendo a rastreabilidade do processo de produção do abacaxi, buscando a aproximação entre os produtores e consumidores, gerando a interação entre início e final da cadeia, destacou Marcos Petillo. Tratando-se de uma cultura de grande importância para a região como o abacaxi, as exigências de mercado nos conduzem a uma produção integrada desta cultura, principalmente quando se trata não só de viabilidade econômica, mas também de saúde humana, proteção ao meio ambiente e segurança alimentar, frizou Charlles Osawa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário