segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Engenheiro Agrônomo comemora hoje o seu Dia em todo País


Hoje é comemorado em todo o Brasil o Dia do Engenheiro Agrônomo, profissional que atua de maneira decisiva no desenvolvimento socioeconômico do setor agrícola, contribuindo com a quantidade e qualidade dos produtos que chegam às mesas no Brasil e no mundo. A data é comemorada hoje por causa da primeira regulamentação da profissão ocorrida em 12 de outubro de 1933 através do Decreto nº 23.196, assinado pelo ex-presidente Getúlio Vargas.

O Engenheiro Agrônomo é um profissional de nível superior. Seu campo de atuação é vasto, abrangendo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural e meio ambiente. Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

Área de Atuação - A área de atuação do egresso do Curso Superior de Agronomia é bastante ampla, indo desde atividades internas das unidades de produção até as atividades do meio urbano, incorporando áreas genéricas e específicas do conhecimento, incluindo esferas do ensino, pesquisa e extensão, supervisão, coordenação e orientação técnica.

História no Norte - Na Amazônia o profissional passou a ser formado a partir de 1921 pela antiga Escola de Agronomia e Veterinária do Pará, consolidando essa formação com a criação da Escola de Agronomia da Amazônia e suas sucessoras: Faculdade de Ciências Agrárias do Pará e a atual Universidade Federal Rural da Amazônia.

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário