quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Seminário discute estratégias de sustentabilidade e inovação para agricultura familiar no Amazonas

Arivan (MDA), Ramonílson (IDAM) e Polesi (CONTAG)
Por Paula Vieira,
Para incentivar o desenvolvimento e fortalecer as atividades da agricultura familiar no Amazonas, instituições de ensino, pesquisa e entidades representativas do setor primário, participam de 25 a 27 de novembro, do seminário “Desafios para Inovação e Sustentabilidade da Agricultura Familiar”. O evento realizado pela Embrapa Amazônia Ocidental e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acontece no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizada na avenida Rodrigo Otávio, Coroado 1,  zona sul.


O objetivo é debater estratégias de atuação da pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltadas para a realidade da agricultura familiar, que visam melhorar o acesso dos agricultores à inovação tecnológica gerada nos centros de pesquisa. O evento será uma oportunidade para elaborar uma agenda conjunta de trabalho com as instituições envolvidas. Para o diretor técnico do IDAM, José Ramonilson Gomes, a iniciativa é válida e visa integrar as Instituições parceiras para melhorar e facilitar o trabalho no campo, assegurando mais qualidade de vida as famílias rurais. “O IDAM como órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural têm levado aos municípios do Amazonas políticas de desenvolvimento rural sustentável por meio de metodologias que incentivam o conhecimento e o interesse do agricultor para investir em novas tecnologias”, disse Gomes, ao ressaltar, que neste ano, o IDAM assistiu mais de 85 mil beneficiários onde 94% são agricultores familiares.
Ramonilson participou hoje, 26 de novembro, de uma mesa redonda que abordou o assunto: “Políticas de Desenvolvimento, Sustentabilidade Territorial e Agricultura Familiar no Amazonas”. Na ocasião, o diretor destacou as tecnologias de sistemas de produção recomendadas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa, a exemplo, destacou a cultura da mandioca. “Temos incentivado o uso de novas tecnologias para o cultivo da mandioca em solo mecanizado. O sistema já é utilizado em Tefé, Manicoré e regiões mais próximas da capital Manaus, mas sabemos que a região Norte geograficamente é diferente de outros Estados, por isso, em alguns locais utilizamos sistemas de produção diferenciados devido à dificuldade na aquisição de insumos”, disse Ramonilson. Durante o evento o IDAM participa com um estande para exposição e divulgação das ações realizadas no setor agropecuário (produção vegetal e animal), florestal (produção madeireira, não madeireira e de animais silvestres), pesca, piscicultura e agroindústria.
Programação - Nos dias 25 e 26, o espaço foi destinado a apresentações das ações de instituições públicas e organizações sociais voltadas para agricultura familiar com espaços para discussão em plenárias e visita aos estandes das Instituições.
No dia 27, quinta-feira, será realizada a “Oficina de Concertação” que pretende estabelecer compromissos com base na sustentabilidade e nas realidades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário