quarta-feira, 22 de abril de 2015

I Seminário Agenda Legislativa do Cooperativismo é realizado no Amazonas

Com o objetivo de aproximar o parlamento estadual do cooperativismo e debater as principais demandas do segmento, o Sistema OCB/Sescoop-AM e a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Amazonas (Frencoop-AM) realizaram nesta sexta feira, 17 de abril o I Seminário Agenda Legislativa do Cooperativismo. O encontro aconteceu no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), e reuniu lideranças cooperativistas de diversos ramos econômico, representantes do setor primário e parlamentares.
O evento contou com a participação do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, do superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, da secretária da Frencoop-AM, Alessandra Campello, do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas, Muni Lourenço, da representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Menezes e do Assessor da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomaz Meirelles.


O Presidente da Frencoop-AM, deputado Luiz Castro fez a abertura do evento e mostrou conquistas alcançadas junto aos poderes legislativo e executivo que beneficiam diretamente o cooperativismo no Amazonas. O deputado falou da interação entre a OCB Nacional, o parlamento e as instituições municipal e estadual que estão dispostas em promover parcerias com o Sistema OCB/Sescoop-AM para superar as dificuldades do cooperativismo em todos os ramos.
“A Frencoop-AM precisa se aproximar cada vez mais do cooperativismo com o objetivo de discutir as suas demandas e achar uma solução harmoniosa para os seus pleitos, sem perder o direcionamento que o sistema oferece às pessoas envolvidas com o setor”, disse o presidente.
“O evento foi um grande sucesso”. Esta foi a avaliação do presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior sobre a realização do seminário. O presidente também citou a relação direta do poder legislativo com as cooperativas, principalmente em se tratando da contribuição e apoio oferecido pelo  presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto e dos deputados que compõem a Frencoop-AM.
 Petrucio Magalhães falou ainda da possibilidade do acesso que é disponibilizado pela Aleam em benefício ao cooperativismo amazonense para dialogar junto aos parlamentares políticas e projetos de lei que possam se tronar em leis para estimular o setor cooperativista do Estado.
“A presença do prefeito Artur Neto, que é o líder do Poder Executivo Municipal a um evento como este, mostra de forma clara a sua responsabilidade em assumir um compromisso sério com o cooperativismo amazonense. O seu gesto em assinar a ficha de adesão à cooperativa de crédito Sicoob Manaus é mais uma demonstração do seu comprometimento e respeito com o sistema cooperativista para fomentar, através dessa ação o crescimento do setor no estado e na capital”, avaliou o presidente.
Para a gerente de relações institucionais da OCB e representante do presidente da Frencoop Nacional, deputado Osmar Serraglio, Fabíola Nader Mota, a união entre a Frencoop-AM e o cooperativismo do Amazonas é de extrema importância, para conseguir as suas conquistas no segmento. Segundo a gerente, um seminário desta magnitude, possibilita aos cooperados o direito de voz através do Sistema OCB-AM para que os cooperativistas possam reivindicar os seus pleitos e consequentemente serem atendidos em comum acordo com os parlamentares que trabalham em defesa do cooperativismo, abrindo portas no poder executivo.
“Estou levando como exemplo para outros estados a força do cooperativismo no Amazonas, que hoje é mostrado neste evento com presença do prefeito de Manaus Artur Virgílio Neto e também através dos deputados membros da Frencoop-AM. A confiança que eles depositam no cooperativismo do estado faz toda a diferença, e creio que os outros estados podem copiar este formatos e aplica-lo junto as suas frentes parlamentares”, avaliou a gerente.
Adesão ao Sicoob Manaus – O prefeito de Manaus Artur Virgílio Neto ao assinar a ficha de adesão ao Sicoob Manaus declarou que acredita no sistema econômico cooperativista, e que em sua opinião cresce a cada dia, por oferecer aos seus clientes e cooperados as menores taxas de juros do mercado, além de distribuir as sobras entre os sócios no fechamento dos seus balanços financeiros, dando demonstração de que o cooperativismo é confiável, principalmente nos momentos de crise, como o que o país enfrenta atualmente.
“Pretendo seguir divulgando o cooperativismo, por acreditar que é um sistema forte e justo, gerador e distribuidor de renda, e que colabora de forma segura para o crescimento de qualquer nação. Eu vi o cooperativismo nascer no Amazonas, e pude acompanhar o seu desenvolvimento, hoje é inegável a sua força dentro da sociedade, e por esse motivo vou continuar acreditando que o segmento é viável para a economia”, destacou o prefeito.
O presidente do Sicoob Manaus, José Carlos Castelo Alves declarou que a partir desta data o Sicoob Manaus marca uma importante página da sua história no Amazonas. Segundo o presidente, com a adesão desses ilustres representantes do Estado, o cooperativismo amazonense mostra o seu potencial de crescimento, e os benefícios que oferece à sociedade.
Castelo Alves acrescentou que o cooperativismo de crédito tem como base de negócio fomentar o crescimento do local onde está inserido, e baseado nessa proposta, a capital amazonense é o alvo do Sicoob Manaus, principalmente depois da adesão do prefeito Artur Virgílio Neto, que em sua opinião, honra o segmento com a sua participação, e também proporciona este grande exemplo para o povo manauara.
“A adesão do prefeito e dos nossos deputados membros da Frencoop-AM vai ser um marco histórico para que os seus compromissos de campanha se traduza em verdade por suas participações dentro do cooperativismo de crédito, representado neste evento pelo Sicoob Manaus”, finalizou o presidente.
Adesões – Além do prefeito Artur Virgílio Neto, o presidente e o vice da Frencoop-AM, deputados Luiz Castro e Adjuto Afonso, representado pelo seu filho Diego Afonso, o assessor da superintendência da Conab, Thomaz Meirelles e o presidente da Faea Muni Lourenço assinaram a ficha de adesão ao Sicoob Manaus. A gerente operacional Maria Elizabeth Castro organizou a cerimônia de assinatura da ficha dos novos sócios do Sicoob Manaus na Aleam.
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário