quinta-feira, 4 de junho de 2015

Foto final e relato de Alex Ximango sobre evento na ALEAM

Fonte: Alex Ximango/facebook
Gostei e aprendi muito nesse evento. Espero ter contribuído.
Neste dia 03/06/2015, aconteceu no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas e nas dependências da Escola do Legislativo, o 2º Encontro Temático de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimento Negro do Estado do Amazonas. O evento é uma realização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas - CONSEA-AM, com apoio do FOPAAM - Fórum Permanente de Afrodescendentes do Amazonas.
O encontro teve como tema: Comida de verdade no campo e na cidade, e o lema: por uma soberania alimentar e nutricional. O mesmo tema a ser debatido nas Conferências municipais, sub-regionais, estaduais e nacional de segurança alimentar e nutricional durante os próximos meses.
A questão da segurança alimentar e nutricional tem sido uma das principais bandeiras do governo brasileiro desde 2003 com a implantação da estratégia nacional de combate a fome, o FOME ZERO, implantada pelo presidente Lula e dado a cabo a partir de 2006 com a promulgação da Lei nº 11.346/2006, a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), que criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e estabeleceu as bases para a construção da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
O Plano Brasil SEM MISÉRIA implantado pela Presidenta Dilma em 2011 reforço ainda mais a estratégia nacional de segurança alimentar e nutricional. essas ações, juntamente com o Programa Bolsa Família, foram fundamentais para a saída do Brasil do MAPA DA FOME DA ONU, ação recentemente reconhecida pela FAO/ONU.
Ações de ministérios como o MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário que operam políticas públicas com foco na segurança alimentar como PAA, PNAE, COMPRA COM DOAÇÃO SIMULTÂNEA e o FORMAÇÃO DE ESTOQUE junto à CONAB, foram fundamentais para parte das conquistas que tivemos.
Contudo, fundamentalmente a mobilização social, as ações setoriais dos diversos espaços de participação social que se constituíram no Brasil para se superar a tragédia da fome, além das ações empreendidas pelos conselhos municipais, estaduais e nacional de segurança alimentar e nutricional, são fatores primordiais para termos alcançado os avanços que tivemos.
Os encontros temáticos como o que tivemos neste dia 3 em Manaus, corroboram grandemente para continuarmos avançando nestas conquistas. Sem essa mobilização da sociedade civil e dos poderes públicos em conjunto, certamente que teríamos retrocessos no setor.
Portanto, nós do Ministério do Desenvolvimento Agrário estaremos sempre juntos com essas mobilizações, pois elas vão de encontro às nossas prioridades de ação prática, estando no trilho da superação das mazelas que por séculos nos afetaram.
Queremos parabenizar á todas as organizações que participaram do encontro, e que deram suas contribuições com propostas concretas para o aprimoramento da política nacional de segurança alimentar e nutricional. Sem esse ouvir da sociedade, e em especial, os povos e comunidades tradicionais e movimento negro, público esse, mais afetado pela mazela da fome, estaríamos destoados da dinâmica da participação.
Parabéns ao CONSEA-AM, ao FOPAAM e á todas as organizações que tiveram dando suas contribuições para os avanços no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário