quarta-feira, 30 de setembro de 2015

FAEA e entidades parceiras promovem Seminário sobre CASTANHA DO BRASIL

Com o objetivo de estimular a valorização de alternativas econômicas para a interiorização e diversificação da economia amazonense, teve início nesta terça-feira (29), no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), o seminário Debates Produtivos. Trata-se de um ciclo de discussões promovido em conjunto pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e AFEAM.

Os Debates Produtivos pretendem trazer à discussão produtos e cadeias produtivas que possam ser potencializados econômica e socialmente no Amazonas. No primeiro encontro promovido pelo ciclo de debates, a castanha do Brasil foi o centro das atenções. Produto que já conta com um grande mercado nos Estados Unidos e Europa, a castanha do Brasil possui um enorme potencial tanto extrativista quanto de cultivo. Principalmente, levando em consideração que tem, no Amazonas, o único empreendimento de cultivo e de plantio em escala empresarial e comercial, que é a fazenda Aruanã, em Itacoatiara.

Outros produtos também serão tema de discussão no Debate Produtivo, como o açaí e as fibras vegetais, além de cadeias produtivas que também apresentam grande potencial de crescimento econômico para o Amazonas.

O presidente da FAEA, Muni Lourenço, destacou a relevância da iniciativa. “Não haveria melhor momento para esses Debates Produtivos, levando em conta o consenso dos amazonenses de que é chegada a hora de viabilizarmos alternativas econômicas interiorizadas para o Amazonas. Essa é uma etapa muito importante para o desenvolvimento do Amazonas e a Federação da Agricultura juntamente a AFEAM e as có-irmãs FIEAM e CIEAM estão promovendo esse grande debate em torno de produtos do setor primário que têm grandes possibilidades de gerar emprego e renda no interior do Estado”, afirmou.

Fonte: FAEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário