Quem acompanha o que escrevo neste espaço e no Jornal do Commercio/AM sabe, exatamente, o que penso dessa atividade e desse profissional. Se eu fosse assessor do governador José Melo, jamais deixaria que ele ficasse ausente dessa homenage, principalmente com os laços interioranos que possui. O Muni, presidente da FAEA, resumiu em seu discurso o que tenho defendido há anos, ou seja, "o extensionista rural é peça-chave para as políticas públicas em prol do setor agrícola no Amazonas". Meus parabéns a esses profissionais, e a certeza de que vamos continuar contribuindo no processo de sensibilização dos ocupantes da "Compensa" ao nosso setor. Afinal de contas, sonhamos com um estado livre da exclusiva dependência do modelo econômico instalado no Polo Industrial de Manaus.
A extensão rural do Amazonas recebeu nesta sexta-feira (4) homenagem pela passagem do seu dia, celebrado em 06 de dezembro, em todo o País. De autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama), Luiz Castro (REDE), a Sessão Especial aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Segundo o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, o extensionista rural é peça-chave para as políticas públicas em prol do setor agrícola no Amazonas. “Os profissionais de extensão são inegavelmente peças-chave para os debates sobre o setor primário porque estão na ponta, diretamente com o produtor rural. Precisamos construir com eles um novo Amazonas, com interiorização da economia do Estado. O futuro passa pela extensão rural”, avaliou Lourenço.
Homenagens
A placa comemorativa foi entregue ao diretor técnico Airton José, que a recebeu em nome do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). Em seguida, Ofir de Souza Hage — técnico agrícola e gerente da Unidade Local do IDAM de Manaus e José Maria Ferreira — técnico agrícola e gerente da Unidade Local do IDAM em Iranduba receberam o reconhecimento por seus trabalhos.
Maurício Borges — técnico agrícola da Unidade Local do IDAM em Autazes; Sebastião Dias de Mendonça — engenheiro agrônomo e gerente de Apoio à Produção Animal/ IDAM Central; Marisa da Costa — assistente técnico / Departamento Financeiro — IDAM Central; Mirta dos Santos Pontes – assistente técnico / Unidade Local do IDAM em Presidente Figueiredo também foram homenageados, assim como Rosenay da Silva Domingues — assistente técnico / Unidade Local do IDAM em Itacoatiara, que enviou um representante.
Na ausência de Luiz Castro — que participa da COP 21, na comitiva do Itamaraty — o deputado estadual Dermilson Chagas (PDT) presidiu a sessão, momento em que sete importantes nomes da extensão rural receberam homenagens.
De acordo com Chagas, cabe ao extensionista rural levar as informações aos produtores. “Os profissionais têm o papel fundamental na divulgação de novas técnicas que contribuem para o aprimoramento do setor primário no Amazonas. Ressalto algumas instituições como Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que forma técnicos agrícolas que também são extensionistas, e o IDAM que está presente em todos os municípios. É preciso incentivar o maior número de profissionais no Estado”, afirmou.
Exposição
A homenagem também contou com uma exposição de produtos cultivados pela agricultura familiar, com apoio e assistência técnica do Idam. A mesa farta esteve no hall da Aleam. Todos os produtos utilizados na exposição foram doados a Sociedade de São Vicente de Paulo.
O objetivo foi mostrar parte do trabalho desenvolvido pelas equipes do Instituto em todo o Amazonas por meio dos 66 escritórios locais. No espaço, será possível conferir além da exposição de produtos da agricultura familiar, o sistema de hidroponia, que é uma técnica alternativa e promissora para a diversificação da produção e qualidade do produto. No Estado, o sistema é utilizado principalmente no plantio de alface. Outras culturas (fruticultura, guaraná, açaí e hortaliças) também estavam em exposição.
Texto: Assessoria do Caama
Juçara Menezes – (92) 99210-5522
Skype: jucara.menezes
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário