sábado, 1 de abril de 2017

Cooperativismo Agropecuário jamais poderá esquecer atitude da deputada Conceição Sampaio

Na última quarta-feira (29), em Brasília, a deputada federal Conceição Sampaio recebeu das mãos dos presidentes da FAEA e OCB, Muni e Petrucio, os 23 (vinte e tres)  pleitos do cooperativismo agropecuário do Amazonas. Apesar do convite ter sido formulado a todos os 8 deputados federais e aos 3 senadores, apenas a deputado federal Conceição Sampaio compareceu. O cooperativismo do AGRO jamais poderá esquecer esse gesto de responsabilidade, sensibilidade e compromisso com o setor primário do Amazonas.  Aliás, além dessa atitude, ela vem defendendo a inclusão do pirarucu de manejo na PGPMBio com a apresentação de emenda que pretende sanar o equívoco técnico  que vem impedindo essa justa conquista dos pescadores artesanais.
Participei desse momento graças a gentileza do convite formulado pelos presidentes da FAEA e OCB (só esqueceram de me avisar do paletó (rsrsrs). A presença única da deputada Conceição Sampaio mostrou, claramente, sua preocupação em contribuir com desenvolvimento do AM. Os ausentes (7 deputados federais + 3 senadores), excluindo o deputado Átila que estava no exterior (mas deveria ter mandado representante), demonstraram total desprezo ao setor primário, ou seja, aos mais de 275 mil agricultores familiares espalhados nos 62 municípios.   
A direção nacional da CNA e OCB, incluindo os presidentes e diretores, prestigiaram o encontro com as cooperativas agropecuárias do Amazonas. Enquanto o presidente da República visita a sede da CNA (fato ocorrido na última terça), nossa bancada federal (excetuando a deputada Conceição Sampaio) despreza essa oportunidade de reforçar os pleitos dos produtores rurais do Amazonas. Inaceitável!! Lamentável!! Sem explicação, pois estavam em Brasília. Briga de grupos não justifica a ausência, afinal de contas o nome do AM deve superar tudo isso.
Foi muito bom dividir esses momentos com os presidentes das cooperativas agropecuárias do Amazonas. Foi mais um grande aprendizado para a minha vida profissional. Eles demonstraram gratidão aos Sistemas OCB e FAEA pela oportunidade de conhecer experiências novas, à deputada federal Conceição Sampaio, mas certamente colocaram na agenda o nome dos parlamentares ausentes. De fato, não é fácil fazer setor primário com essa insensibilidade dos nossos parlamentares federais. Que venha 2018!!
Outro grupo de presidentes de cooperativas agropecuárias vinculadas ao Sistema OCB com a presença do presidente da FRENCOOP/AM, meu amigo deputado estadual Luiz Castro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário