A broca-do-fruto do cupuaçuzeiro (Conotrachelus humeropictus) (Coleoptera: Curculionidae), tem sido a pior praga da cultura. A larva desse inseto desenvolve dentro do fruto e em seguida vai para o solo, onde passa o período de pupa, e depois emergem os adultos.
Na época da produção, a fêmea desova nos frutos e começa outro ciclo. Assim, rapidamente a população da praga multiplica na área de plantio, causando perdas na produção e consequentemente prejuízo ao produtor de cupuaçu. Conhecer a praga e adotar medidas de manejo pode reduzir significativamente a incidência dessa praga.
Pensando nisso, a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) / Unidade Local em Presidente Figueiredo, realizam no dia 21 de setembro de 2017, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o curso “Praga do cupuaçuzeiro: Broca-do-fruto”, para capacitar técnicos da extensão rural e agricultores sobre a importância do manejo da broca-do-fruto para o bom desenvolvimento do cupuaçuzeiro.
A atividade faz parte do Projeto Pesquisas e Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento da Cultura do Cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas. Embrapa/ Fapeam /Sepror/ Edital - Programa de apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa - Pró-Estado e é coordenado pela pesquisadora Aparecida das Graças Claret de Souza, da Embrapa Amazônia Ocidental e pelo técnico Luiz Aldiney Alves de Oliveira, gerente da Unidade Local do Idam em Presidente Figueiredo, AM.
A pesquisadora Ana Maria Santa Rosa Pamplona, da Embrapa Amazônia Ocidental e o técnico Élcio Barros Saunier, da Unidade Local do Idam em Presidente Figueiredo, AM, serão os instrutores do curso.
De acordo com a pesquisadora Aparecida Claret, a evolução da incidência desse inseto-praga, nos últimos 15 anos, foi grande, e a pesquisa busca encontrar medidas de controle eficazes, que deem resposta à demanda dos agricultores por solução, devido aos prejuízos econômicos que lhes são causados pela praga. O avanço no conhecimento da bioecologia de Conotrachelus sp. e estudos estratégicos de diferentes métodos de controle poderão contribuir significativamente para o estabelecimento de táticas que permitam a implementação de programa de manejo integrado da broca-do-fruto.
Na região Norte, o cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Wild. ex Spreng.) Schum.) é uma das mais importantes frutíferas nativas da região exploradas comercialmente, devido à crescente conquista de mercado em outras regiões. Isso se deve ao sabor e aroma do fruto, que tem aproveitamento integral, pois da sua polpa são elaboradas várias iguarias, de ampla aceitação pelos consumidores, e das sementes são obtidos produtos como o cupulate e vários cosméticos, além de serem usadas para propagação da planta.
Data: 21 de setembro de 2017, quinta-feira
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h
Carga horária: 8h
Local: BR 174, Ramal Brava Gente, Comunidade Brava Gente, Vicinal 1 -Sitio “Refúgio da Tia”, Propriedade da Sra. Lasalete Pereira Lima, Presidente Figueiredo, AM
Conteúdo programático:
– Introdução
– Ciclo de vida da broca-do-fruto
– Danos causados pela broca
– Intervalo
– Medidas de controle da praga
– Medidas de controle no sistema orgânico
Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental
amazonia-ocidental.imprensa@embrapa.br
Telefone: (92) 3303-7898
Adriana Ribeiro
Embrapa Amazônia Ocidental
amazonia-ocidental.imprensa@embrapa.br
Telefone: (92) 3303-7860
Nenhum comentário:
Postar um comentário