segunda-feira, 4 de setembro de 2017

"Retirada de espinha" é tema de OFICINA realizada na ALEAM


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), presidida pelo deputado estadual, Dermilson Chagas (PEN), está realizando nesta segunda feira (04), até as 16h00, a oficina com o tema: “Retirada de Espinha e Elaboração de Picadinho de Peixe”, com objetivo de capacitar nas boas práticas de manipulação do pescado e manuseio de facas, visando manter a qualidade e integridade do peixe, garantindo uma renda extra e agregando valor ao produto. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes, participando da oficina que iniciou por volta das 8h00 no Laboratório de Tecnologia do Pescado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), situado na Avenida Efigênio Salles. O responsável de ensinar os participantes, engenheiro de pesca da Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), Edson Porto, disse que para o principal objetivo é demonstrar de maneira certa, a extração da espinha do peixe. “Basicamente estou ensinando os métodos que são utilizadas hoje no Amazonas para retirada das espinhas intramusculares. São duas carreiras de espinha que estão na parte do lombo e da parte inferior do peixe que é na região caudal. E a partir disso, iremos fazer os produtos de picadinho desses peixes”.


O engenheiro Edson destaca também a importância da oficina de trazer a segurança alimentar agregando o valor ao peixe, da piscicultura e da pesca de quem tem o interesse de vender. “Essa é a garantia que a gente tem em se alimentar do peixe sem preocupação”, disse.

A aposentada Edi Vieira de 67 anos, que participou da oficina, aprovou as técnicas e parabenizou o deputado Dermilson Chagas, pela iniciativa. “Nós como caboclos temos que ir fundo na questão do tratamento do nosso pescado. Primeiro que valoriza o nosso peixe e segundo que ensina o resto do Brasil a respeitar a Bacia Amazônica, porque é nela que consta a maioria dos peixes de agua doce”, afirmou.

Já a outra participante, que é funcionária da Assembleia, Selma Elizabeth, ponderou usar tudo o que aprendeu para fazer um investimento no futuro. “Eu não tenho experiência, então eu quis fazer o curso para aprender, porque isso vai servir para minha família e me ajudar”, ressaltou.

Para o deputado Dermilson Chagas, Além da visibilidade e capacitação, é entendido que tais eventos como esse, garantem produtividade se constituindo em uma pequena semente para, num futuro próximo, replicar treinamentos semelhantes a produtores e ribeirinhos. “Iremos com certeza realizar outras oficinas como essa, alcançando os mais necessitados que sobrevivem da pesca artesanal”, finalizou.


Fotos: Márcio Gleyson
Assessoria de Comunicação

Diogo Dias
92 98101-2940
92 99116-9318

Nenhum comentário:

Postar um comentário