quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Excursão apresenta a agricultores manejo racional de abelhas sem ferrão

Agricultora na prática do manejo racional.
Agricultora na prática do manejo racional.
22/08/2012 - Alexsandro Machado

Agricultores familiares da comunidade da Missão no município de Tefé (a 523 km de Manaus) participaram da excursão de manejo na criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura), no último dia 17.
Compareceram  cerca de 25 agricultores que possuem interesse em investir na atividade da meliponicultura.
De acordo com o gerente da Unidade Local, Sidney Souza de Araújo, o objetivo principal da excursão foi divulgar os trabalhos que o IDAM vem desenvolvendo no município na área de criação de abelha sem ferrão, assim como incentivar e orientar os agricultores, técnicos e convidados, sobre como iniciar e manejar as abelhas. Segundo a secretária, Josiane Campos Pedrosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), eventos como este só trazem benefício para o município, haja vista, que as abelhas são elementos fundamentais para conservação e recomposição da biodiversidade.



“Este tipo de atividade, idealizada pela equipe técnica da Unidade Local do IDAM incentiva os moradores de comunidades distantes do município, a conhecerem o manejo racional de criação de abelhas sem ferrão. Dessa forma almejamos aumentar o número de criadores em Tefé, gerando renda e postos de trabalhos diretos e, indiretos aos habitantes da região”, colocou o gerente.




Técnico do IDAM demonstrando as boas práticas da meliponicultura.
Técnico do IDAM demonstrando as boas práticas da meliponicultura.
Manejo Racional- Depois de pesquisar muito, alguns estudiosos das abelhas sem ferrão começaram a estudar formas de criá-las em caixas racionais. Assim, surgiu um sistema simples, barato, que facilita o manejo das colmeias. Dessa forma, as abelhas têm condição de produzir mais, em menos tempo. Essa atividade é chamada meliponicultura e, permite criações mais produtivas
Excursão- É um método planejado, em que se mostra e se explica, em um ou mais locais, a aplicação de técnicas e práticas existentes relacionadas à determinada atividade, a um grupo de pessoas com interesses comuns, que se desloca até onde existem tais experiências, visando adotá-las
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário