segunda-feira, 3 de junho de 2013

Conferência discute políticas para povos e comunidades tradicionais

      

O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) abriu nesta segunda-feira, dia 3 de junho, no Salão Nobre Studio 5, a Semana de Meio Ambiente em meio aos 10 anos de criação da SDS, com a realização da 4ª. Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas.
Com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Ministério de Meio Ambiente (MMA), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Órgãos Estaduais, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas (Fetagri), Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Associação dos Quilombolas de Barreirinha, Sindicato e Organização das Cooperativas do Amazonas, Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas, entre outros, o evento destacou o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas (PPCD-AM) 2012 - 2015; e, o Atlas - Análise do Desmatamento Consolidado nos Municípios do Amazonas e o lançamento da publicação "Amazonas: 10 anos de política pública em desenvolvimento sustentável – uma trajetória de conquistas e desafios.
O Programa PCD-AM, é uma publicação atualizada relativa ao período 2012 -2015, que evidencia ações planejadas e direcionadas à promoção do uso sustentável do solo e redução do desmatamento, a partir de uma parceria com mais de 50 instituições dos governos federal, estadual e municipal, além de centros de pesquisa, Ongs, bancos, sindicatos, associações, dentre outros. As ações têm como foco 26 municípios prioritários, definidos com base nos dados advindos do monitoramento e análise do desmatamento e estão divididas em 3 eixos – Ordenamento Territorial, Controle Ambiental e Fomento a atividades produtivas sustentáveis.
No primeiro dia do evento, logo após a abertura, os participantes tiveram na pauta a Análise da Evolução das Políticas Públicas Para Povos e Comunidades Tradicionais, com representantes federais compondo a mesa. No período da tarde, o tema em discussão será Políticas Públicas do Estado do Amazonas Para Povos e Comunidades Tradicionais, com representantes de órgãos estaduais e instituições da sociedade civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa SDS e Assessoria de Imprensa Sistema OCB-Sescoop/AM
O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) abriu nesta segunda-feira, dia 3 de junho, no Salão Nobre Studio 5, a Semana de Meio Ambiente em meio aos 10 anos de criação da SDS, com a realização da 4ª. Conferência Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas.
Com a presença do governador Omar Aziz, do senador Eduardo Braga e representantes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Ministério de Meio Ambiente (MMA), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Órgãos Estaduais, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas (Fetagri), Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Associação dos Quilombolas de Barreirinha, Sindicato e Organização das Cooperativas do Amazonas, Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas, entre outros, o evento destacou o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas (PPCD-AM) 2012 - 2015; e, o Atlas - Análise do Desmatamento Consolidado nos Municípios do Amazonas e o lançamento da publicação "Amazonas: 10 anos de política pública em desenvolvimento sustentável – uma trajetória de conquistas e desafios.
O Programa PCD-AM, é uma publicação atualizada relativa ao período 2012 -2015, que evidencia ações planejadas e direcionadas à promoção do uso sustentável do solo e redução do desmatamento, a partir de uma parceria com mais de 50 instituições dos governos federal, estadual e municipal, além de centros de pesquisa, Ongs, bancos, sindicatos, associações, dentre outros.
As ações têm como foco 26 municípios prioritários, definidos com base nos dados advindos do monitoramento e análise do desmatamento e estão divididas em 3 eixos – Ordenamento Territorial, Controle Ambiental e Fomento a atividades produtivas sustentáveis.No primeiro dia do evento, logo após a abertura, os participantes tiveram na pauta a Análise da Evolução das Políticas Públicas Para Povos e Comunidades Tradicionais, com representantes federais compondo a mesa.
Programação
No período da tarde, o tema em discussão será Políticas Públicas do Estado do Amazonas Para Povos e Comunidades Tradicionais, com representantes de órgãos estaduais e instituições da sociedade civil.
Entre esta segunda-feira e o dia 6 de junho acontece, também no Studio 5, a I Feira dos Produtos da Sociobiodiversidade do Amazonas, com trabalhos utilizando matéria-prima regional.
A programação contará, também, com uma espaço específico para manifestações culturais.
Fonte: Assessoria de Imprensa SDS e Assessoria de Imprensa Sistema OCB-Sescoop/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário