domingo, 21 de julho de 2013

Notícia publicada no BLOG é motivo de comentário de assessor territorial

 
 
* Veja, abaixo, a íntegra do e-mail recebido pelo blog "Thomaz Rural"
 
Pessoal,
A CONTAG está chegando no MPA através da movimentação dos sindicatos de pescadores, puxados pelo AM. Aqui, o grupo do SINDPESCA, diante das dificuldades de atuação cooperativa com a FEPESCA - CNPA, se aproximou da FETAGRI/AM e, por extensão, chegou na CONTAG e na CUT. Todos já sabem que o braço sindical do sistema CNPA-Federações-Colônias alinhadas é a Força Sindical. Além delas outras estão chegando.
 
O SINDPESCA/AM chegou rápido às portas do MPA que até prometeu firmar com êle Convênio de Cooperação Técnica igual ao que fez com o CNPA...e eles acreditaram...só descobriram que isso não era possivel no inicio deste ano .
Esta foi a forma de se conseguir chegar até o MPA com força política. Ao ver a CONTAG-CUT entrar no MPA, os dirigentes do sistema CNPA-Força Sindical percebem que começa a se abrir outros caminhos para se chegar ao Ministério. A representação dos pescadores já não é mais papel EXCLUSIVO do sistema CNPA.
A questão passa a ser outra: DEMOCRATIZAR O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS ENTIDADES, de forma que os Dirigentes não demonstrem estar interessados únicamente em continuar EXPLORANDO os verdadeiros pescadores profissionais artesanais familiares.
Pescadores já perceberam que, antes de 2003, pediam para não pagar os R$ 10,00 que o governo federal exigia como taxa para ter acesso a carteira. Agora que têm a garantia do seguro defeso e foi facilitado o acesso ao crédito, o que pagam às entidades em mensalidades e taxas leva muito do que deveriam efetivamente recolher...ainda têm que assistir suas entidades estarem inchadas com pessoas que não trabalham nem vivem da pesca...
Enquanto isso as dificuldades de sobrevivência na pesca artesanal familiar aumentam...
 
Estevam Ferreira da Costa
Assessor Territorial Manaus e Entorno
SDT / MDA
Nymuendaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário