domingo, 17 de junho de 2018

Isso NÃO acontece no AMAZONAS por falta de UNIÃO e CONHECIMENTO da Bancada Federal

Essa ação do MDS que beneficiou o Sul do Brasil com a doação de TONELADAS de leite em pó do PAA só não acontece no Amazonas, com a doação de pescado (nosso potencial) em razão da total falta de UNIÃO e DESCONHECIMENTO da nossa bancada federal de possíveis ações do Governo Federal em prol do setor primário do Amazonas. É necessário maior aproximação. Veja matéria abaixo do MDS...
Porto Alegre - O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) doou 88,8 toneladas de leite em pó para o trabalho assistencial de 77 paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre (RS). A cerimônia de entrega do alimento foi nesta sexta-feira (15), na capital gaúcha. Um total de 7,4 mil famílias, de 13 municípios, serão beneficiadas com a ação. 
O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, destacou que a iniciativa vai contribuir para o trabalho realizado pela igreja. “Aqui teremos uma infinidade de iniciativas com famílias carentes, crianças em situação de fragilidade social, dependentes químicos, moradores de rua e tantas outras. É uma multidão de pessoas que nós atendemos em muitas das nossas unidades”, comentou. 
Prefeitos e secretários das 13 cidades beneficiadas com a doação – Guaíba, Porto Alegre, Nova Santa Rita, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul, Viamão, Alvorada, Arroio dos Ratos e Butiá –, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Maria Helena Sartori, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também participaram da cerimônia. 
O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, destacou que as doações de leite em pó completam um ciclo virtuoso que beneficia tanto famílias em situação de vulnerabilidade social, como agricultores familiares. Todo o leite entregue foi comprado de pequenos produtores que estavam sofrendo uma crise devido aos baixos preços causados pela concorrência do leite importado. “O PAA é um programa extremamente importante porque tem a propriedade de alimentar, realmente, um círculo virtuoso de desenvolvimento sustentável. De um lado, fortalece a agricultura familiar, leva renda e melhora a condição de vida do pequeno agricultor. De outro, com a produção desse pequeno produtor adquirida pelo programa, leva alimentos mais saudáveis e orgânicos para aqueles beneficiários finais dessa cadeia”, afirmou. 
Ex-ministro do Desenvolvimento Social, o deputado federal Osmar Terra também esteve presente. Ele destacou a importância dessa articulação realizada pelo governo federal para levar alimentos às famílias mais pobres, mas também garantindo renda aos agricultores familiares. “Quando a gente compra a produção do pequeno produtor e ajuda a mantê-lo na propriedade, nós estamos ajudando a diminuir a pobreza no Brasil. Então, é uma ação da maior relevância e, simbolicamente, de maior impacto para a sociedade brasileira”, ressaltou. 
O leite em pó doado foi adquirido por meio da modalidade Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social para manter competitivos os preços dos produtos da agricultura familiar, garantindo estabilidade e a manutenção das famílias na atividade rural. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões na compra de mil toneladas de leite em pó. O produto está sendo entregue às famílias em situação de vulnerabilidade, às entidades socioassistenciais e de ensino, aos bancos de alimentos, além de compor cestas de alimentos para comunidades indígenas e quilombolas. 
*Por Rodrigo Saccone 

Nenhum comentário:

Postar um comentário