sábado, 20 de agosto de 2011

AM: Patrulhas mecanizadas melhoram escoamento da produção

Mais de mil famílias assentadas no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, vão contar com serviços de abertura e recuperação de estradas nos assentamentos onde vivem. As obras ocorrerão graças à existência de uma patrulha mecanizada do município, garantida a partir de parceria entre o Incra e o governo do estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror).
A patrulha, entregue esta semana pelo Incra à Sepror, é composta por trator de esteira, pá carregadeira, retroescavadeira, motoniveladora, rolo compactador, duas caçambas e um caminhão. O investimento é superior a R$ 1,6 milhão.
O maquinário será utilizado prioritariamente nos assentamentos Uatumã, Canoas, Rio Pardo e no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Morena, nos quais vivem 1.062 famílias. A previsão é recuperar cerca de 300 quilômetros de malha viária, o que proporcionará, entre outros benefícios, a melhoria do escoamento da produção e a ampliação do acesso a serviços como assistência técnica aos assentados.
Além do repasse dos equipamentos pelo prazo de cinco anos, com direito a renovação, o Incra destinará, anualmente, 20% do valor da patrulha, o que representa recursos acima de R$ 330 mil, para ajudar no custeio e manutenção das máquinas. A operacionalização ficará a cargo da Sepror.
As ações vão ser estabelecidas por um Conselho Gestor, do qual participam os órgãos envolvidos e os assentados. De acordo com a superintendente do Incra no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, após o cumprimento das demandas nos assentamentos, nada impede que a patrulha seja utilizada em outras áreas do município. "Mas a prioridade sempre será para os assentamentos e tudo com a aprovação do Conselho Gestor", reforça.
Parcerias
O secretário de Produção do Amazonas, Eron Bezerra, destaca a importância das ações conjuntas a fim de desenvolver o meio rural. "Já trabalhamos com o Incra em várias parcerias e com certeza outras virão, pois o nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da terra nos assentamentos de reforma agrária, aumentando a produção e a produtividade".
Maria do Socorro reitera que "a reforma agrária deve ser tocada como uma ação conjunta, com a participação de vários órgãos, nos três níveis de governo". Ela cita que o Instituto atua em 130  projetos diversificados de reforma agrária no estado, localizados em 47 municípios - sete deles, onde estão situados assentamentos tradicionais, já receberam as patrulhas mecanizadas. No município de Apuí, por exemplo, estão sendo recuperados 28 quilômetros de estradas por mês. (Site: MDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário