O sistema Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (OCB/Sescoop-AM) intensificou, neste início de ano, o atendimento e a prestação de apoio técnico e jurídico à cooperativas do ramo agropecuário que buscam o registro e a certificação junto à entidade (exigência documental), para a obtenção de linhas de financiamento e assinaturas de convênios para o fornecimento direto de produtos à programas dos governos Federal e Estadual, além de cursos de capacitação técnica.
Nesta terça-feira, o presidente da OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães, recebeu quatro cooperativas dos municípios de Maués, Anori e Manacapuru para a entrega do certificado de regularidade e disponibilizar apoio jurídico, além de promover o contato entre presidentes de cooperativas, parlamentares estaduais da Frencoop, com a superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Amazonas, e encaminhamentos ao Sebrae.
As novas associadas que receberam certificação foram a Cooperativa dos Produtores Rurais e Beneficiadores de Fruta Regionais de Anori (Coopfrutas) e a Cooperativa de Agricultores e Fruticultura do Município de Manacapuru (Coopfamma). Sociedades que estão constituindo a regularização documental para obtenção de financiamentos junto a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e firmar convênios com a Conab e a Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS), para o fornecimento de produtos ao programa da merenda escolar (PREME).
O presidente da Coopfrutas, Cláudio Alves dos Santos, explicou que a cooperativa planeja a construção de uma indústria de beneficiamento do açaí (carro chefe da produção), e para isso partiu em busca de financiamento, no valor de R$ 3 milhões, junto a Afeam e Fundo de Promoção Social (FPS), do governo estadual, mas esbarrou na falta de documentação. “Por isso estamos solicitando o apoio da OCB para cumprir os critérios exigidos pelas instituições de fomento. O objetivo e exportar para os mercados asiático, norte-americano e europeu”, confia.
Já as veteranas, Cooperativa Agroindustrial de Maués (Coiama) e a Cooperativa Agropecuária de Maués (Aguaman), além de dos cursos de capacitação e de fontes de financiamentos, discutiram o apoio técnico para resgatar um convênio com a Conab no programa de Aquisição de Alimento (PAA), na modalidade compra direta com doação simultânea dos produtos. Programa do Governo Federal que compra o excedente da produção para evitar perdas, e destina à instituições publicas e filantrópicas como hospitais, presídios, associação de moradores e o prato cidadão. O presidente da Aguaman, Marcos Sicsu Cardoso, disse que no Amazonas, onde não há excesso de produção, mas sim falta de oferta, o programa é um estímulo ao produtor que passa a ter a garantia de mercado e preço justo.
Por sua vez, o presidente da OCB/AM, Petrucio Magalhães, agendou uma reunião entre os presidentes das cooperativas, o deputado estadual Sidney Leite e o superintendente da Conab, no Amazonas, Thomás Meireles, para a discussão de caminhos a serem tomadas para o resgate do convênio que caducou por problemas administrativos das cooperativas de Maués. “Estamos confiantes que com a nova administração e regularização documental, as associadas terão êxito”, aposta Petrucio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário