sexta-feira, 9 de março de 2012

Cooperativa dos Garimpeiros recebe certificado da OCB-AM

 
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Amazonas (OCB-AM), Petrucio Magalhães Jr., entregou nesta sexta-feira (09), o certificado provisório ao presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Amazonas (COOGAM), Geomário Leitão de Sena, que representa a primeira cooperativa a ser registrada na OCB/AM, do ramo mineral, com 28 cooperados, e cerca de 30 colaboradores.

A Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias, com o objetivo de extrair substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos.

Pensando na imagem negativa que o garimpo transmite aos olhos da sociedade em geral, devido aos profundos impactos que ele vem causando ao meio ambiente, o presidente da COOGAM Geomário Leitão, destacou em reunião que a cooperativa investiu 900 mil reais, na compra de 35 equipamentos tecnológicos, que irão ajudar na total eliminação do mercúrio e que deverão ser utilizados, a partir do dia 20 deste mês de março.

“A cooperativa faz essa trabalho de garimpo, mas também pensa no meio ambiente, e foi por isso que investimos em equipamentos que irão ajudar na eliminação do mercúrio e ajudar a preservar o meio ambiente. Também serão implantados nas áreas de garimpo, banheiros ecológicos com capacidade para cinco pessoas, que terão um período de seis meses para manutenção”. Disse o presidente Geomário.   

O presidente da OCB?AM, Petrucio Magalhães Jr. parabenizou as iniciativas da cooperativa em investir em novas tecnologias e, se colocou a disposição para desenvolver trabalhos voltados a qualificação dos cooperados. “Reconhecemos a potencial econômico e social do cooperativismo do ramo mineral no Amazonas e, precisamos trabalhar em parceria para desmistificar a eventual imagem negativa que a sociedade possa ter em relação aos garimpeiros e áreas de garimpo.  Acho que a COOGAM pode contribuir bastante para um novo cenário da atividade mineral o estado, destacou o presidente Petrucio Jr. 

Fonte: OCB-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário