sábado, 19 de maio de 2012

Brócolis desperta interesse de agricultores do Rio Preto da Eva

Na Lagoa Azul, propriedade localizada no ramal Boa Esperança, BR 174, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 km de Manaus) o plantio de brócolis orgânico chama atenção. O local se tornou parada obrigatória para agricultores de várias partes do Amazonas, principalmente aos que tem interesse em investir no vegetal.

No início desta semana, uma comitiva de agricultores do município de Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus) foi conferir de perto o cultivo, durante excursão organizada pela gerência da Unidade Local (Unloc) do Idam. Atividade fez parte das metas do Projeto Copa Sustentável 2014 - Produção Orgânica, desenvolvido com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam.

Participaram da excursão, agricultores familiares das comunidades de Acateu, Santo Antonio e José Lindoso que possuem ampla experiência no cultivo de hortaliças. O interesse desses agricultores é incluir os brócolis na lista dos diversos itens cultivados.

Durante amostra os participantes tiveram oportunidade de ouvir e trocar experiências nos sistemas de cultivo convencional e orgânico. A apresentação dos sistemas contou com a participação do “Rei do Brócolis”, o agricultor William Marcelo, proprietário do espaço, considerado grande produtor desse vegetal na região e já adota o sistema de plantação orgânica.

Assuntos diversos como benefícios e vantagens da plantação orgânica e convencional foram esclarecidos, junto aos procedimentos da cadeia produtiva (desde a escolha da variedade a ser plantada até a colheita), armazenamento, transporte e comercialização foram fundamentais no esclarecimento de dúvidas na cultura dos brócolis.

Vale destacar que alguns agricultores de Rio Preto da Eva já aderiram à prática em caráter experimental. Na ocasião, os participantes da excursão também conheceram os plantios de alface, pepino, pimentão e pimenta de cheiro.

Produção orgânica do Estado- Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentados pela Unidade Gestora Copa (UGP Copa), apontam que o Amazonas produz 20% de todos os produtos orgânicos da região Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário