quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cooperativa produz pães com sabor regional


Os cooperados, panificadores da Cooperativa das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Amazonas (Coopansam), realizaram uma reunião com Deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo do Amazonas - Frencoop, com o objetivo de discutir o fornecimento de pães regionais para a merenda escolar estadual.
Após a reunião, foi servido uma pequena mostra e degustação de pães regionais produzidos pelos cooperados e que serão oferecidas na merenda escolar nas escolas da rede pública do Estado.

A cooperativa está produzindo em escala industrial pães regionais tendo como matéria-prima: banana, macaxeira, jerimum, batata doce e castanha do Brasil, para atender a merenda escolar tanto do Estado como da prefeitura, além de panificadoras e padarias em Manaus. Para atender o Estado, serão fornecidos cerca de 700 mil quilos de pães regionais no ano.
O presidente da Coopansan, Evandro Rodrigues da Silva, disse que a produção do pão regional foi viabilizada por meio de testes feitos com o suporte de técnicos de alimentos e nutricionistas para se chegar a um produto leve, mas de alto valor nutritivos qualidade.
"Temos inclusive um tipo de pão de macaxeira sem adição de açúcar, destinado a diabéticos, por exemplo", disse. Evandro, explicou que as pesquisas com os alunos ca rede publica estadual, foram iniciadas em 2009 e nos dois dois últimos anos, foram feitas extensos testes de aceitabilidade do produto. "Hoje o pão regional já é plenamente aceito no mercado local", explicou.
O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), Petrúcio Magalhães, destacou a importância do trabalho no aproveitamento da matéria-prima regional, valorizando os trabalhadores da agricultura familiar e as cooperativas que atuam no setor primário.
"A produção representa resgate e valorização da matéria-prima regional, além de disseminar entre os alunos nossa vocação alimentar", disse. Petrúcio disse ainda que as pesquisas realizadas permitiram chegar a um produto de alta qualidade com grande valor nutricional.

Fonte: Cooperativa de Comunicação do Amazonas (Coopcom/AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário