quarta-feira, 9 de maio de 2012

FAEA participa de visita estratégica no porto de Itacoatiara


Com o objetivo de verificar as possibilidades de operação do programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), no terminal hidroviário do município de Itacoatiara, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), através de seu Presidente, Muni Lourenço, por designação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, participou de uma visita ao local, nesta terça-feira (8) de maio, como componente de um Grupo de Trabalho criado pelo Ministério dos Transportes para desenvolvimento de um Programa de Reestruturação dos Portos da Amazônia, adequando-os as condições de estocagem e armazenamento de produtos rurais.

De acordo com o presidente da FAEA, Muni Lourenço “Foi realizado um levantamento do porto e suas adjacências, no que se refere à estrutura para realizar o PAA e o Refap”, afirmou.

Para Lourenço já existe uma estrutura no Porto de Itacoatiara que poderá ser aproveitada, como uma câmara frigorífica com capacidade para armazenar até 70 toneladas, para pescado e poupas de frutas. No local, também foi verificado um galpão, que poderá ser usado para os produtos dos produtores rurais e extrativistas da região. “Com essa adequação do porto, o programa poderá potencializar o volume de recursos dos programas da CONAB na Amazônia, beneficiando milhares de famílias que vivem da atividade rural”, disse.

Os terminais hidroviários são pontos estratégicos de operação, no que se refere a suprir as demandas do comércio da região. Outros municípios também serão visitados.

Participaram da visita e compõem o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério dos Transportes, além do Presidente da FAEA e representante da CNA, o Coordenador de serviços de Infraestrutura Logística e Aviação Agrícola do Ministério da Agricultura, Carlos Alberto Nunes Batista, o Gerente de Operações e Suporte Estratégico da Conab-Am, Nélio Nogueira do Nascimento, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e prefeitura local.


Diárcara Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário