quarta-feira, 2 de maio de 2012

OCB do Amazonas é referência para outras unidades


O presidente da Organização das Cooperativas da Paraíba (OCB/PB) André Pacelli junto com a conselheira fiscal do Sescoop/PB Mary Lad Medeiros, a membro da COOPNEST/PB, Ana Amélia e o membro de uma cooperativa do ramo de saúde José Calixto, estiveram fazendo uma visita técnica na última sexta-feira (27), na sede do Sindicado e Organização das Cooperativas do Amazonas para conhecerem o trabalho desenvolvido pela equipe da OCB do Amazonas, que durante o último relatório apresentado em Brasília, mostrou resultados satisfatórios e de exemplo para outras unidades do Sistema OCB.
Durante a visita o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas - OCB/AM, Petrucio Magalhães Jr. apresentou as ações realizadas pelo Sistema OCB/Sescoop-AM e os indicadores de crescimento do cooperativismo no Estado. As capacitações e eventos vem ocorrendo consoante as demandas determinadas pelas cooperativas.
“O fato de anualmente realizarmos e avaliarmos o planejamento estratégico participativo com os dirigentes das cooperativas, certamente nos permitiu maior eficiência na execução de nossas ações, eficácia nos resultados e economicidade na aplicação dos recursos do Sescoop”, afirmou Petrucio.
De acordo com o presidente André Pacelli, a visita técnica feita no Estado do Amazonas vai agregar grandes benefícios para o Estado da Paraíba por conhecerem os relatos de experiência da OCB/Sescoop do Amazonas e o trabalho desenvolvido pelo presidente Petrucio Magalhães Jr. e equipe, que vem sendo bastante elogiado na unidade da OCB Nacional e pelo presidente Marcos Lopes de Freitas.
“O trabalho que o presidente Petrucio vem realizando ao longo desses 3 anos, tomou tal dimensão, que se tornou referência no país. Nos encontros cooperativistas que ele se encontra, seminários, sua formação profissional, os investimentos em capacitação dos colaboradores das cooperativas, isso mostra o trabalho exemplar do cooperativismo no Amazonas. E eu que sou representante do cooperativismo no Estado da Paraíba, junto com um grupo ligado aos ramos do cooperativismo, tivemos a ideia de conhecer in loco, essa experiência”, disse o presidente André.
O presidente André Pacelli contou ainda que a OCB do Estado da Paraíba vem tendo um bom posicionamento no cenário nacional e regional do nordeste por contar com 133 cooperativas filiadas, além de ser o terceiro lugar na região com arrecadação de contribuição cooperativista. “A OCB Nacional reconhece a Paraíba como um Estado promissor e que pode crescer mais no cooperativismo. Nós temos dois seguimentos muito importantes para o Estado que é o de crédito e o de saúde, mas a nossa intenção é fazer com que outros ramos, principalmente o agropecuário venha a se desenvolver também, frisou o presidente.
Hoje no Estado da Paraíba já conta com mais de 45 mil pessoas ligadas ao cooperativismo, só no sistema Unimed são quase 1.800 cooperados e a maioria mulheres. Mas assim como no Estado do Amazonas, ainda não temos uma lei de apoio ao cooperativismo no Estado. “Na Paraíba basicamente buscamos pegar exemplos da lei do cooperativismo de outros estados que já tem ela aprovada, como o Estado do Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul. Adequamos a lei conforme as necessidades do Estado da Paraíba e entregamos ao governador para ver se conseguimos a aprovação o mais breve possível", finalizou André.

Fonte: OCB-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário