Alfredo Fernandes/Agecom
Itens oferecidos na Feira do Artesanato, no Plaza
Artesãos brasileiros e de 16 países comemoraram os bons resultados da primeira edição da Feira de Artesanato Mundial, realizado pelo Governo do Amazonas, o evento chegou ao fim na noite de domingo (16), no Manaus Plaza Centro de Convenções, com mais de R$ 1 milhão em negócios e vendas, segundo números divulgados pela organização da Feira. Uma nova edição foi confirmada para o ano que vem pela Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).
Durante a realização, a feira contou com a participação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) que contou com dois estandes que ofereceram artesanatos indígenas, sacolas de fibras, biscoitos e doces. Ao todo, nove produtores da ADS colocaram em exposição os seus produtos. “O Governo do Estado do Amazonas em parceria com a Setrab e Amazonastur por meio da ADS somaram bastante para que os expositores pudessem comercializar seus produtos no comercio nacional e internacional. O estande da ADS levou o trabalho dos produtores que já disponibilizam os seus produtos nas feiras da ADS para a Feira de Artesanato Mundial no Amazonas” relata Orisvaldo Neves, Assessor de gabinete da Presidência da ADS.
A presidente de honra do Fundo de Promoções Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz também fez questão de visitar e conhecer a feira. “Parabenizo antecipadamente todos os artesãos pelo exemplo e orgulho que deram a mim e ao Omar apresentando seus trabalho em nível elevado e que não deixa a desejar nenhum artesanato do mundo”, exaltou a primeira-dama.
A feira visa à comercialização dos produtos, e a visibilidade dos artesãos no mercado nacional e internacional de artesanato, podendo impulsionar vendas para outros países.
A próxima edição da Feira de Artesanatos será realizada em 2013, com a participação confirmada de mais de 40 países nas negociações iniciais. Durante a primeira edição, a feira recebeu mais de 60 mil visitantes que puderam conhecer a variedade de produtos. Dentre eles: Alimentos, biojoias, roupas, brinquedos, produtos e objetos de decoração que representam a cultura de cada povo.
Os expositores acreditam que com a feira, o trabalho dos artesãos locais receberá maior reconhecimento e seus produtos receberão uma melhor visibilidade dentro do mercado nacional e internacional. O expositor Gonçalo Portela relata que a divulgação da feira foi excelente para que o público pudesse conhecer mais sobre as diversas culturas. “Quero agradecer o apoio do Governo do Estado que contribuiu para o sucesso dos artesãos da capital e do interior” festeja o artesão de cosméticos amazônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário