A Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem) recebeu neste sábado 15/09 em suas dependências um grupo de aproximadamente quarenta alunos do curso de Ciências Contábeis que estudam no 6º e 8º período na Faculdade Martha Falcão. O objetivo da visita dos estudantes em todos os setores da Coomapem foi adquiri informações sobre o funcionamento da cooperativa, que servirá como exemplo de gestão e organização de empresa que conseguiu sucesso no terceiro setor para ser discutido no 11º Fórum de Contabilidade que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro às 19h no auditório Nelson Falcão da Faculdade, localizado na Rua Natal 300, Adrianópolis.
O evento tem como proposta registrar a importância dos valores movimentados pelo terceiro setor, já que a contabilidade tem a preocupação de buscar e adotar metodologia conceitual para orientar o levantamento estrutural e operacional do setor, atuando com transparência por meio das demonstrações contábeis.
A professora Maria José Rodrigues de Araújo e a coordenadora Lucilene Viana Florêncio lideraram o grupo de estudantes e falaram do objetivo da visita a cooperativa. A professora fez questão de mostrar aos seus alunos a importância do trabalho da contabilidade na administração das empresas, além de encorajá-los a se empenhar para obter sucesso na profissão que escolheram. A coordenadora contou um pouco da sua história na infância, quando os seus pais eram produtores de fibra de juta e malva. Ela declarou que as contas que fazia quando criança nas vendas do produto a encorajaram seguir carreira na contabilidade.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Junior foi convidado pelos estudantes para falar sobre o cooperativismo no Amazonas. Petrucio declarou que o sucesso de cooperativas como a Coomapem não acontece por acaso, ele vem depois de muito trabalho, e é o que está acontecendo hoje no estado, todos estão bastante empenhados em avançar com o cooperativismo no Amazonas e fazer a diferença no desenvolvimento econômico do estado. “O cooperativismo não pode ser visto como filantropia, é um grande negócio, e precisa ser gerido de forma organizada e profissional para poder alcançar resultados satisfatório para que possa gerar empregos e distribuir melhor a renda entre os trabalhadores. Só assim podemos crescer”, disse.
A presidente da Coomapem, Eliana Medeiro do Carmo agradeceu a presenças dos estudantes e contou a história da cooperativa que iniciou suas atividades em 1963 no município de Manacapuru. Ela falou das dificuldades que enfrentou e do sucesso que obteve durante os vinte anos de trabalho para a cooperativa chegar a esse estágio. “A luta é muito grande, mas o resultado tem sido melhor e bastante satisfatório para todos nós cooperativistas. Em momentos difíceis, já cheguei a “derramar” muitas lágrimas em tempos passados, por causa de ameaça de acabar a cooperativa que estava “mergulhada” em dividas, porém tivemos forças para lutar, e vencer e hoje está ai o resultado, uma empresa forte e servindo de exemplo em organização e gestão profissional”, finalizou.
No final da visita foi oferecido um lanche aos presentes e em seguida um almoço em um restaurante no balneário do Miriti.
Fonte:
Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário