A Cooperativa dos Piscicultores e Aquicultores do Careiro da Várzea (Coopacarv) recebe hoje 17/09 em Manaus a visita de uma equipe do Ministério da Pesca e Aquicultura (MAPA), representado pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais (SFPA-MG), com objetivo de promover intercâmbio de conhecimento, encurtando o contato com diversos parceiros amazonenses junto à Coopacarv. O presidente da cooperativa, Marcos Evangelista, declarou-se entusiasmado com a visita dos órgãos que pretendem trocar experiências com os produtores de peixes do Careiro da Várzea.
“Fico muito satisfeito, pois essa visita nos motiva a continuar esse trabalho, porque nos mostra que estamos no caminho certo, rompendo muitas barreiras e dificuldades. Eles nos procuraram mostrando interesse em conhecer o que fazemos aqui na comunidade. Aproveito a oportunidade para agradecer a OCB pelo apoio que o presidente Petrúcio Magalhães Júnior, tem nos dado para divulgar o trabalho da nossa cooperativa”, disse.
A agenda do dia 17/9 iniciou às 9h com reunião na sede da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Amazonas (SFPA-AM), onde participaram representantes do Sebrae-AM, do Ministério da Pesca e Aquicultura de Manaus e de Minas Gerais. Às 14h na sede do Sistema OCB/Sescoop-AM, o presidente Petrúcio Magalhães Júnior, recebe o presidente da Coopacarv, Marcos Evangelista que vai apresentar os trabalhos desenvolvidos em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-AM devidamente registrado e legalizado, além de projetos de inserção no mercado internacional de forma direta para expandir o sistema produtivo da cooperativa.
Em seguida às 16h, o presidente da Coopacarv e o MPA reúnem na Sede da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SEPA),com o Secretário Geraldo Bernardino para discutir medidas de aprimoramento visando melhorias para o setor da aquicultura ornamental.
O grupo pernoita na comunidade Autaz Mirim próximo ao Careiro da Várzea (distante 20 quilômetros da capital) e participara de reunião com Secretário de Produção do daquele município, Cláudio Roberto, representantes do Sebrae-AM e representantes da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Amazonas, junto aos mais de 100 pescadores cooperados e não cooperados à Coopacarv. Durante a reunião serão apresentados vídeos mostrando como funciona o trabalho de produção de peixes ornamentais na comunidade que impulsiona a cooperativa, além da criação de tambaqui e pirarucu produzidos em escala comercial.
Finalizando a visita no dia 19/9, serão realizadas demonstrações de captura de várias espécies de peixes ornamentais, pesca de mergulho removendo toras de madeiras do fundo do rio onde podem ser encontradas as espécies.
A comitiva retorna à Manaus no dia seguinte e segue para Minas Gerais.
Fonte:
Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário