O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM), vai oferecer a partir desta segunda-feira (17) no município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus) dois cursos destinados a 30 indígenas Tikuna da comunidade Paraná do Dururuá. A qualificação vai ser sobre Avicultura Básica e Suinocultura. O superintendente do SENAR, Aécio Filho, avaliou a intensificação das atividades do SENAR nas comunidades indígenas a partir do termo e cooperação firmado com Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). “Nosso objetivo é que eles tenham melhor técnica de produção, conseqüentemente melhorando a qualidade de vida e a renda das famílias mantendo as tradições”.
De acordo com a secretaria, a atividade em Coari atende a um pedido da Associação do Povo Indígena Tikuna do Paraná do Dururuá (APITPAD) e faz parte das ações da câmara de número 4 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), intitulada “Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas”. “O SENAR tem um termo de cooperação técnica com a gente e é uma das 52 instituições que compõem o comitê gestor, o que possibilita que realizemos ações como esta em localidades como Coari”, informou o técnico do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Zuza Cavalcante, que é indígena do povo Mayoruna.
Para o presidente do SENAR-AM, Muni Lourenço, “ Os instrutores do SENAR estão levando conhecimento essenciais para a comunidade, melhorando assim as atividades conciliando a tecnologia de produção com o saber tradicional”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário