A jovem Nerly de Souza Muniz tem 22 anos e uma filha, mora na comunidade Zé Açu, que fica a 30 minutos de lancha, do município de Parintins. Foi uma das alunas do curso de Derivados do leite, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM). Assim como ela, as mulheres da comunidade também fizeram questão de participar, todas querendo ter uma renda extra para ajudar as famílias.
“Aqui na região temos uma pecuária forte, então temos matéria prima. Tinha a curiosidade de saber como fazer a higienização, o processamento e aproveitar o leite da melhor forma. Durante o curso fizemos queijo, doces e iogurte. Agora posso ter minha renda. Antes era desperdiçado porque não sabíamos aproveitar, agora já sabemos”, disse Nerly que já tem planos de montar uma cooperativa na comunidade.
“A maioria dos participantes foi às mulheres, que até então, dependiam financeiramente dos maridos ou de outras pessoas. O curso permitiu a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro. Foi assim que elas participaram ativamente dos cursos”, afirmou o engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR, Emanoel Afonso Silva Leite, 29 anos.
Na comunidade foram ministrados três cursos: Derivados de Leite; Derivados de Frutas e Piscicultura. Beneficiando mais de 40 pessoas, durante a última semana de agosto.
O piscicultor, João Pizano, 52 anos, não para de se qualificar e já almeja uma especialização. “A instrutora do curso de Piscicultura foi uma engenheira de pesca, que além de tirar todas nossas dúvidas, trouxe o conhecimento técnico que ainda não tínhamos; Estou muito satisfeito com o curso, não quero parar , vou querer mais treinamentos”.
O presidente do SENAR-AM, Muni Lourenço, avaliou “A cada curso vemos que o SENAR está cumprindo sua missão, que é promover a educação, a profissionalização dos produtores rurais. Ouvir que a aplicação dos ensinamentos adquiridos nos cursos está trazendo desenvolvimento econômico para as famílias é gratificante para o Sistema. Precisamos formar mão de obra para o setor primário que já desponta no Estado”.
Os cursos contaram com o apoio do Sindicato Rural de Parintins, que têm oferecido além de treinamentos nas comunidades, serviços gratuitos em sua sede, como a Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR).
Diárcara Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário