terça-feira, 18 de setembro de 2012

São Paulo de Olivença implanta Unidade Demonstrativa de Banana

 
18/09/2012 - Paula Vieira/IdamA Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em São Paulo de Olivença, localizado (a 985 Km de Manaus), implantou no final do mês de agosto, uma Unidade Demonstrativa de Banana (U.D) na comunidade indígena Novo Paraíso, situada no Rio Solimões. Participaram da atividade produtores familiares da região orientados pelos técnicos do IDAM local, Waldejane Gouveia e Ilcinei Fernandes.
Na U.D foram cultivadas variedades de bananas prata, maça e pacovã, que foram produzidas por meio de mudas desenvolvidas através de gemas do próprio caule, conhecidas como rizomas, gerando assim um cultivo de boa qualidade. A ação tem o objetivo de orientar produtores do município nas Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), incentivando o conhecimento técnico, tais como, espaçamento adequado, o uso de calcário na correção de solos de terra firme, esterco, adubos químicos, o uso de fungicidas no combate a sigatoka negra (doença causada por fungos que atinge plantações) e, principalmente a retirada de “filhos” para novos plantios.

Segundo o gerente da Unidade Local, Sérgio Augusto Froes Cavalcante, devido à cheia recorde de 2012, muitos produtores da região perderam todas as culturas cultivadas, pois a comunidade era localizada em área de várzea, hoje transferida pelos comunitários por meio do IDAM local, já encontra-se situada em área de terra firme.
“Dessa forma os agricultores familiares do município estão recomeçando do zero o cultivo de plantações, onde estão recebendo orientações de como cultivar em terra firme dentro dos padrões técnicos recomendados. Já existe um grupo de indígenas interessado em plantar maracujá, abacaxi da variedade pérola e, mamão havaí”, pontuou o gerente.


Na oportunidade também foi realizado uma Demonstração de Métodos (DM), referente a balizamento, piqueteamento, abertura de covas, correção de solo e, adubação química e orgânica juntamente com um grupo de 17 produtores das comunidades vizinhas de São Domingos I e II e Santa Inês.


Unidade Demonstrativa (U.D) – É um método planejado, envolvendo a demonstração de uma técnica ou um conjunto de técnicas já comprovadas para a região, que são empregadas ou utilizadas por um produtor demonstrador, sob orientação e controle técnico, com a finalidade de criar um exemplo vivo na comunidade, para posterior adoção pelos demais produtores.

Demonstração de Métodos (DM) – É um método que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoas ou a grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário