terça-feira, 13 de novembro de 2012

Idam realiza curso de piscicultura no município de Tefé

13/11/2012 - Paula Vieira

Um público de aproximadamente 24 pessoas, entre agricultores familiares, técnicos e convidados, participaram do curso de piscicultura, realizado no município de Tefé (a 523 km de Manaus), no período de 07 a 09 de novembro. O evento promovido pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semma), aconteceu na Unidade de Produção de Alevinos (UPA), na comunidade de São Francisco do Canindé e, no sítio Plenitude – Pesque Pague.
O objetivo foi capacitar agricultores familiares no desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura no município.


Segundo o engenheiro de pesca do Idam, Cristiano Amorin, os agricultores já tinham interesse em iniciar a atividade, mas faltava conhecimento sobre o sistema. Além disso, os piscicultores que já trabalhavam no ramo, também não sabiam fazer o manejo correto do pescado.
O município de Tefé possui localidades com grande potencial para o desenvolvimento da piscicultura, exemplo disso, é a UPA que hoje tem a capacidade de produzir até 900 mil alevinos por ano.
Para o gerente da Unidade Local do Idam, Sidney Araújo, a capacitação aconteceu no momento oportuno, principalmente por conta da crescente demanda de agricultores familiares interessados na criação de peixes.
De acordo com agricultor, Luis Mauricio de Lima, a ação foi muito importante, principalmente porque a partir das aulas foi possível aprender o quanto é simples iniciar a criação de peixes, principalmente nos sistemas tanque escavado e canal de igarapé.






Sustentabilidade


A piscicultura é um ramo econômico e altamente sustentável, o custo da atividade não é tão elevado, o retorno dá para suprir o capital gasto, porém realizar a atividade de forma correta é de grande relevância para o ótimo desenvolvimento na criação de peixes, por isso alguns fatores devem receber maior importância como, a escolha do local adequado para a criação, a escolha certa das espécies a serem criadas, a construção de instalações adequadas, dentre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário