segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Líderes cooperativistas discutem propostas para o agronegócio



O Sistema OCB-Sescoop-AM realizou no dia (24/11) no hotel Da Vinci o IV Encontro do Cooperativismo Agropecuário Amazonense para discutir propostas visando alavancar a produção do setor no Estado.

O presidente do Sistema OCB-Sescoop-Am, Petrúcio Magalhães Junior, fez a abertura do encontro agradecendo a todos os líderes cooperativistas presentes e demais representantes do setor primário do estado e declarou que as cooperativas precisam aprimorar seus modelos de gestão para poderem atingir o mercado e assim sobreviver. Ele disse que o sistema já capacitou muitos cooperados, com treinamento de alto nível em gestão, porém. "O processo de aprimoramento de gestão cooperativista deve ser contínuo. Precisamos defender e fortalecer nossas organizações", afirmou.

O presidente da Federação de Agricultura do Estado do Amazonas - Faea, Muni Lourenço, afirmou a importância do encontro porque dá destaque às discussões profundas sobre temas que fazem parte da agenda rural cooperativista, além de reunir as principais lideranças cooperativista do agronegócio no Estado do Amazonas.

"O evento também serve para colocar em discussão três temas de fundamental importância para a agricultura que são o crédito, a extensão rural e a assistência técnica", destacou Muni. Segundo ele, o encontro resultará em carta com propostas que serão apresentadas às autoridades para que possam ser implementadas como políticas públicas.

Muni alertou ainda aos cooperados para a necessidade de se fortalecer a produção no Amazonas, uma vez que hoje o Estado está "refém" de modelos econômicos de outras regiões. Como exemplo, ele citou o caso de produtores rurais de Roraima, que fazem levantamento das demandas agrícolas do Amazonas para abastecer o mercado local.

"Nossos vizinhos têm planos de engolir o mercado de Manaus, abastecendo a cidade com peixes, carnes, frutas e verduras", destacou o presidente da Faea. Muni agradeceu ainda ao sistema OCB-Sescoop-AM por mais um evento de sucesso que trouxe à tona uma discussão importante para o setor primário do Estado.

Convidado para palestrar no encontro, Alfredo da Silva Pinheiro, representante do IDAM, falou sobre crédito, prestação de assistência técnica e implantação de novas tecnologias para aumentar a produção agrícola no Amazonas, através de órgãos públicos. Segundo ele, a maior preocupação hoje do governo estadual é garantir a autossuficiência na produção de alimento.

Conforme explicou Alfredo, a baixa produtividade do ramo agropecuário no Amazonas se deve ao fato de os produtores utilizarem pouca tecnologia na produção. Ele disse que no Estado, a média da pecuária é de um animal por hectare de pasto, enquanto que, com uso de novas técnicas de manejo, essa média poderia alcançar de 4 a 5 animais no mesmo espaço. Alfredo apontou outra área crítica na produção de alimento: a de pescado, na qual o desperdício é grande por falta de infraestrutra de armazenamento.

O líder cooperativista, José Everardo Portugal, membro da Coopasa (Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã Mirin), Ramal do Pau Rosa, avaliou os eventos organizados pelo Sistema OCB/Sescoop-AM como fóruns perfeitos para se discutir os problemas enfrentados pelas cooperativas no Amazonas. Ele declarou ainda que o mais importante de tudo que aconteceu nesses dois dias de encontros foram os exemplos de cooperativas que estão dando certo e crescendo dentro do sistema. “Precisamos de mais encontros como estes durante o ano para termos a possibilidade de discutir mais de perto os nossos erros e acerto dentro do cooperativismo”, finalizou Portugal.


Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: José Polari/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas. Foto: Priscilla Torres/Coopcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário