quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PAA: Tanque de resfriamento aumenta renda de produtores de leite do Ceará


O Amazonas precisa avançar nessa direção a fim de ampliar as ações do PAA para produtos com valor agregado. Temos
assentamentos em municípios com potencial na produção leiteira. Penso que a matéria possa estimular seguir o caminho
de Caucaia, no Ceará. Vale ressaltar que o projeto tem apoio do MDS e do MDA.

           
Caucaia (CE), 7 – Em 16 meses, a vida do agricultor familiar Joaquim Pereira Lima, 48, em Caucaia (CE), mudou muito. Ele é um dos produtores do Assentamento Boqueirão Capim-Grosso, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Foi em julho do ano passado que Lima e as outras 161 famílias que moram em três comunidades do local receberam o tanque de resfriamento de leite, por meio de parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e de Minas e Energia e o governo do Ceará.

Com o equipamento, eles puderam começar a comercializar a produção de leite, que antes era apenas para a subsistência. Hoje, os assentados vendem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Está sendo muito importante esse tanque. O que ganhava não dava nem para me manter, pois não tinha onde vender, nem onde guardar o leite”, diz Lima.

Até a chegada do tanque, o leite não consumido na comunidade virava queijo. Mas, como quase todos os pequenos produtores faziam a mesma coisa, era difícil vender, por causa da grande concorrência e baixa demanda. Ao todo, a parceria já distribuiu 48 tanques. O Programa de Tanque de Resfriamento entrega o equipamento às comunidades, por meio de termo de cessão de uso, por um período de 10 a 15 anos.

Eduardo Barroso, supervisor do Núcleo Bovinocultura de Leite do governo do estado, diz que, além do tanque, também é cedido botijão de nitrogênio com 100 doses de sêmen para inseminação artificial. Há ainda o fornecimento do kit de higienização e de análise de leite para que todos cumpram as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento relativas à qualidade do produto.

O tanque do Assentamento Boqueirão Capim-Grosso tem capacidade para 2 mil litros. Quando começou a operar, recebia apenas 15 litros - hoje são 500. “As pessoas não acreditavam”, diz Samuel Ferreira, ex-presidente da Associação dos Moradores Assentados do Salgadinho, uma das três comunidades do assentamento.

Produção – Com a venda para o PAA, os assentados resolveram investir na produção e compraram, com recursos do Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um conjunto de ordenhadeiras. A retirada do leite, que demorava duas horas, agora ocorre em minutos.

O PAA compra hoje de 67 produtores de Caucaia, cuja média de produção é de 14 litros diários. Toda a produção na comunidade é feita de forma coletiva. No caso de Salgadinho, são nove famílias, que têm, atualmente, 10 vacas em fase de produção – de um rebanho de 200 cabeças, entre bois, bezerros e novilhas.

No momento, cada vaca leiteira produz até 10 litros por dia. Com a inseminação e, portanto, a melhoria genética, a produção pode chegar a 15 litros, como ocorre em outras localidades apoiadas pelo programa. No assentamento de Caucaia, a expectativa é que a primeira inseminação ocorra em 10 de novembro.

Além do rebanho criado de forma comunitária, os assentados têm o pasto conjunto, plantação irrigada de capim e cana para silagem e um silo de superfície, com capacidade para 50 toneladas. O trabalho na roça também é comunitário: assim, enquanto uns cuidam do rebanho, outros plantam grãos. A meta agora é, em breve, montar um laticínio dentro do assentamento, que tem mil animais nas três comunidades.

“Agora o leite me sustenta. A gente trabalhar e ter o dinheiro da gente é bom demais”, diz Lima. Até a implantação do tanque de resfriamento, a principal renda da família dele – assim como de quase todo o assentamento – era o Programa Bolsa Família. Hoje, com o leite, o agricultor familiar diz que consegue um lucro de até R$ 400, que se soma ao benefício do programa de transferência de renda. Dinheiro que usa para alimentar a mulher e os cinco filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário