sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projeto Fundo Amazônia é avaliado em Manaus

30/11/2012 - Bruna Pinheiro
Estiveram reunidos no mês de novembro no auditório do Instituto Amazonia – IA, técnicos das unidades Locais dos municípios de Apuí, Lábrea e Extrema (Sul de Lábrea) com o propósito de avaliar a primeira fase e planejar as atividades que darão continuidade ao projeto Fundo Amazônia.
O projeto crido pelo Governo do Amazonas e Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – SDS, tem como objetivo principal proporcionar aos agricultores familiares envolvidos a possibilidade de obter uma renda continua e sustentável. O Idam é o órgão executor, que juntamente com o IA coordenam as atividades de campo.


As reuniões de trabalho com as equipes técnicas servem para fechar e avaliar as atividades já concluídas nessa primeira fase ( de gradagem e mecanização dos terrenos) e remanejar as ações que ainda estão sendo praticadas para alcançar os objetivos de forma mais eficiente. Também foram definidas as metas para o ano de 2013 e o calendário dos cursos ministrados para os beneficiários do projeto também já foi definido. Até o final deste ano serão implantadas 12 unidades demonstrativas – U.D.s, de sistemas Agroflorestais SAF´s, Integração lavoura, pecuária e floresta e de Pastejo Rotacionado, conforme definição do projeto.
Durante os 5 dias de reunião, os técnicos e gerentes participantes do Projeto se reuniram com os coordenadores do IA, repassando as principais dificuldades encontradas e sugerindo novas metodologias para os serviços. Segundo o Coordenador técnico do projeto pelo IDAM Central, Eduardo White, o objetivo desses encontros é fortalecer os laços técnicos entre as instituições participantes além de definir as metodologias dos cursos que serão ministrados.


No Distrito de Extrema, localizada ao sul de Lábrea, o projeto já esta bastante adiantado, segundo o engenheiro agrônomo que atua no projeto, Orleidson Sales, 52 áreas já foram destocadas e 150 famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Gedeão serão beneficiadas. As Unidades demonstrativas de sistemas Agroflorestais e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta estão em fase de finalização.                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário