segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Barreiras sanitárias reforçada com entrega de veículos


O reforço nas condições físicas para ser realizado o controle de pragas, doenças e sanidade animal no Amazonas, a partir do ano que vem passa a ser realizado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf). Na última sexta- feira (07) foram entregues para compor a nova estrutura, seis lanchas e três unidades móveis de fiscalização. Os veículos foram adquiridos através da Secretaria de Produção Rural, por meio de um convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A entrega dos veículos e o concurso público para 150 técnicos foi ressaltado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, “Fico imensamente feliz como líder classista e como pecuarista de ver pleitos essenciais sendo concretizados. Nós estamos unidos para tornar o Estado livre de aftosa, nas últimas campanhas conseguimos que 90% do gado fosse vacinado. Com essa entrega toda a sociedade ganha”, afirmou.

As lanchas irão beneficiar os municípios do Careiro da Várzea, Itacoatiara, Parintins, Nhamundá, Humaitá e Tefé.Um trailer e duas unidades móveis serão utilizados na fiscalização volante em Manaus, em Boca do Acre e no distrito de Santo Antônio do Matupi em Manicoré. “Cada lancha recebeu o nome de um ex funcionário que sempre participou e lutou pelo setor primário, foi uma forma de homenagear”, disse o presidente da Comissão Executiva Permanente de defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), Sérgio Muniz.

De acordo com o secretário de produção rural, Eron Bezerra, essa etapa de entrega vem para melhorar das atividades. “Esse trabalho é para assegurar e garantir definitivamente o status livre de febre aftosa para o Amazonas; São barreiras sanitárias que permitirão ao Estado através do sistema de defesa fiscalizar e combater imediatamente a eventual tentativa de entrada no Amazonas ou de saída sem os documentos legais dos órgãos sanitários. Essas barreiras tem a finalidade de garantir a defesa a sanidade do nosso rebanho para que até julho e agosto de 2013 nós estejamos com toda área livre”.

O vice governador, José Melo,destacou que a ADAF vai ajudar garantir a sanidade animal e produtos com mais qualidade. “Essa entrega faz parte de um programa que o Estado vem desenvolvendo, de oferecer condições para que nossos órgãos fiscalização possa registrar de forma mais efetiva e rápida, isto vai garantir que a população possa ter um alimento de melhor qualidade, é um programa que vai evoluindo no sentido fito sanitário”.



Diárcara Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário