sábado, 29 de dezembro de 2012

Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fala sobre o futuro e os desafios do novo Código Florestal

 

 
Antônio Cruz/ABrFoto: Antônio Cruz/ABr
Ministra defende política ambiental aliada à sustentabilidade
Fonte: CANAL RURAL
Na segunda parte da entrevista exclusiva da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao programa Rural Notícias, transmitido na noite de sexta, dia 28, pelo Canal Rural, a líder abordou temas como o futuro e os desafios do novo Código Florestal, sancionado em 17 de outubro pela presidente Dilma Rousseff.

Izabella pontuou que, nos dois anos em que comandou o ministério, o desmatamento da Amazônia atingiu o índice mais baixo dos últimos anos. Ela afirmou, porém, que o desafio da nova legislação não é apenas tratar de questões ambientais, mas de fundiárias, como por exemplo, a indenização adequada em casos de unidades de conservação criadas em terras privadas.

A dirigente afirmou que o Meio Ambiente tem dialogado com o Ministério do Turismo a fim de implementar medidas que possam dar ao brasileiro mais acesso às unidades de conservação.

– Só protege quem conhece, quem cuida, quem tem acesso – sublinhou.

Sobre os próximos desafios da nova legislação, Izabella enfatizou a necessidade de mobilização social para que os produtores se informem e possam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é necessário para o andamento das próximas etapas de implementação do Código.

A ministra definiu que a política ambiental deve levar à sutentabilidade.

– É um momento de implementar, discutir, avaliar e acabar com essa história de que meio ambiente não leva desenvolvimento. Leva à sustentabilidade, inclusão social e desensevolvimento. Agora, todos têm que fazer sua parte – ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário