segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Título de cidadão apuiense é conferido ao presidente do Sistema FAEA-SENAR


O presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM), Muni Lourenço Silva Jr, recebeu na Câmara dos Vereadores do município de Apuí o Título de Cidadão Apuiense. Conferido pelo excelente trabalho, apoio e atenção a cidade.

"Este título que recebo do município ficará registrado de forma indelével no meu coração. Quero agradecer a todos, inclusive ao vereador Valcir Dall Agnol pela propositura, assim como todos os vereadores. Agradecer ao SINDISUL e a seu dinâmico presidente Carlos Koch. Ao mesmo tempo em que o título me envaidece, por outro lado me coloca no obstáculo de uma vigília constante para continuar trazendo iniciativas para classe agropecuária do Amazonas e do Apuí, e continuar mostrando para o Brasil e para o mundo que é possível produzir e preservar", discursou Lourenço.


Durante a solenidade foi inaugurado uma galeria de fotos no plenário da casa, para homenagear os antigos vereadores, resgatando a história do município, como também, dois carros e a Lei orgânica de Apuí.


Estiveram presentes produtores rurais, vereadores, prefeitos, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Ricardo Nicolau e o deputado estadual eleito para presidir a casa partir de 2013, Josué Neto, entre outros convidados.


Exemplo de produção e preservação



Localizado na Rodovia Transamazônica, o município de Apuí (a 476 km de Manaus), está se destacando na produção agropecuária. A população é basicamente constituída por imigrantes do Sul do país (RS, SC, PR). Com um rebanho de 160 mil cabeças, os produtores rurais estão conscientes quanto à sanidade animal, "Todo nosso rebanho é vacinado contra a febre aftosa", disse o presidente do Sindicato Rural, Carlos Koch.


Além de ter todo o rebanho vacinado, a cidade vem dando exemplo para as demais, os produtores rurais estão desenvolvendo em suas propriedades o projeto denominado Apuí Mais Verde, que é o reflorestamento, recuperando assim parte do passivo ambiental. O projeto conta com a realização do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) e do Viveiro de Mudas Santa Luzia. É o caso do pecuarista, Valcir José Dall Agnol, que iniciou o projeto em sua propriedade em fevereiro desde ano, recuperando uma área de 2 ha. "Decidi participar por entender que é bom para atividade e da necessidade do reflorestamento", disse.


O Sindicato Rural de Apuí apoia os projetos que visa a sustentabilidade ambiental, como também fechou o ano, realizando várias parcerias, cursos para jovens e adultos, como Inclusão Digital Rural, levando conhecimento de informática para os participantes, curso de inseminação artificial, com o objetivo de melhorar em qualidade o rebanho do município, entre outros, todos gratuitos. O Sindicato também está oferecendo serviços como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e a declaração do ITR.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário