quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Avaliação de tratores é pauta de reunião promovida pelo IDAM em Manicoré


31/01 ›› Avaliação de tratores é pauta de reunião promovida pelo IDAM em Manicoré
31/01/2013 - Paula Vieira
Na manhã desta segunda-feira (28), a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em Manicoré (distante a 332 km de Manaus), realizou a primeira reunião para tratar de assuntos atinentes ao Programa de Mecanização e Tecnologias Agrícolas de Manicoré. O evento reuniu o secretário de produção e abastecimento do município, Manuel Castro, o gerente executivo, Adamário Dellana e representantes dos grupos financiadores das comunidades de Liberdade, Monte das Oliveiras, São Miguel, São José, São Sebastião, Jenipapo e Santana do Capanazinho.

Foram abordados temas como, o uso racional das máquinas agrícolas, vencimento da 1º parcela do financiamento, entre outros assuntos de interesse dos agricultores.
Para a engenheira agrônoma da Unidade Local do IDAM, Mariza Lisley da Silva, é importante orientar os agricultores para o uso correto das máquinas, e ressaltou a necessidade de realizar com frequência a manutenção profilática e também o uso de combustível de qualidade. Seguindo essas dicas é possível prolongar a vida útil dos tratores, além de evitar a manutenção corretiva.   


Segundo ela, foi realizado um rápido diagnóstico, para saber como estão sendo utilizados os tratores. “Percebemos que a maioria dos grupos utiliza as máquinas somente para transporte, por isso estamos criando estratégias para que as operações de aragem e gradagem também sejam realizadas, visto que, através dessas operações a mandioca pode ser produzida com raízes mais grossas, o que vai facilitar o arranquio.  

“É uma satisfação ver os produtores motivados com o trabalho, já é possível perceber o resultado positivo das máquinas, agora o lema é produzir com qualidade, e o IDAM está sempre presente em ações como está prestando serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)”, finalizou o gerente da Unidade Local, Cleudo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário