segunda-feira, 25 de março de 2013

Cooperativismo avança no Amazonas e presta conta aos cooperados



O gráfico mostra o crescimento dos números de acesso nas redes sociais

Cooperativismo avança no Amazonas e presta conta aos cooperados



Concebido como via opcional entre o capitalismo e o socialismo, a doutrina cooperativista apresentou-se ao mundo como alternativa de produção, trabalho e renda em todas as partes do globo. Após 160 anos da sua criação, ocorrida na cidade inglesa de Rochdale, o ideal cooperativista continua se expandindo em 13 ramos diferentes e com um grande desafio: garantir a competitividade das instituições no mercado globalizado, isso, sem perder de vista os aspectos sociais, que as diferenciam das organizações capitalistas convencionais.



Para implementar efetivamente o seu ideal, o cooperativismo lança mão de inúmeras outras ferramentas, entre elas, a da Comunicação, indispensável nos dias atuais, afinal, você se imagina não receber notícias através de jornais, rádio, internet ou celular? Certamente, não. Pois imaginem que era de forma desconectada, isolada, que há menos de oito anos, ainda “era rara, praticamente inexistente, a participação dos cooperados na elaboração de jornais”, segundo consta na publicação de mestrado intitulada “Um olhar pós-moderno sobre a comunicação em cooperativas”, da Universidade Estadual Paulista (http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/0/04/GT2Texto001.pdf).

Quebrando esse paradigma, no Amazonas no ano de 2009, o Sistema OCB/Sescoop-AM iniciou o projeto Amazonas Cooperativo, uma revista de veiculação anual, que transmite todas as novidades do universo cooperativo aos integrantes do setor. De lá para cá, já foram quatro edições publicadas, a mais recente neste mês de março, ressaltando na capa o Ano Internacional das Cooperativas, a homenagem do mérito cooperativista do Amazonas e o Sueama, maior evento cooperativista da Amazônia.

A revista Amazonas Cooperativo, no entanto, é parte de um processo de divulgação do Sistema OCB/Sescoop-AM, mas não somente. Informativos, redes sociais, sites e programa de TV complementam a árdua missão de agregar valor às ações do cooperativismo na maior região do País.

Para se ter uma ideia do poder da Comunicação nas mídia social, a exemplo das publicações no Facebook, de 7 de janeiro de 2013 a 17 de março de 2013, mais de 2.890 acessos no Brasil, Colômbia, Itália e até Japão, como mostra o gráfico acima.

O cooperativismo amazonense, apesar de estar geograficamente distante dos maiores pólos econômicos do Brasil, encontra-se em pleno processo de fortalecimento, graças ao foco gerencial de seus representantes, combinado com a atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), atuantes nas esferas municipal, estadual e federal. O assunto está, inclusive, fazendo parte da 4ª edição da revista Amazonas Cooperativo.

Na publicação constam, ainda, assuntos de grande relevância, como a capacitação de aproximadamente, 200 jovens do interior do Estado em diversas frentes, a criação do Prêmio Mérito Cooperativsta, Petrucio Pereira de Magalhães e, também, a criação do Torneio de Integração Cooperativista do Amazonas com arrecadação de alimentos para ser doados as entidades que trabalham com pessoas carentes e a implantação da Colônia Férias voltada ao público cooperativista infantil.

Na área educacional, a publicação do Sistema OCB/Sescoop-AM fala da formação da primeira turma de MBA em Gestão de Cooperativas com aulas ministradas por professores das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), do Rio Grande do Sul e da a formação de aproximadamente 40 estudantes do Projeto Jovens Lideranças Cooperativista. 

As inscrições para a nova turma do MBA estão abertas e vão beneficiar 40 cooperados de entidades sindicalizadas e registradas na OCB-AM.

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas 

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