26/03/2013 - Paula Vieira
Foi realizada no período de 21 a 23 deste mês, a Assembleia Geral dos moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS)/Mamirauá, que este ano foi realizada pela vigésima vez com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O evento aconteceu na comunidade Batalha de Baixo / setor Guedes, rio Solimões de Baixo, com a participação de 350 agricultores familiares.
A avaliação dos vinte e dois anos de funcionamento da Unidade de Conservação e a fiscalização da reserva e manejo dos recursos, foram algumas das pautas discutidas na assembleia.
Na oportunidade, também foram explanados assuntos sobre o planejamento das atividades de manejo do pirarucu para 2013 e manejo de jacarés. Ambos desenvolvidos pelo Idam, em 18 comunidades do município.
Para a gerente da Unidade Local, Maria Oliveira, a participação do Idam na assembleia teve pontos positivos. "Foi uma oportunidade para divulgar o nosso trabalho e explanar aos moradores e usuários da RDS/Mamirauá o plano de trabalho da instituição", disse.
Além do Idam, participaram representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDSFB), Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Associação de Pescadores de Fonte Boa, Colônia de Pescadores de Maraã, Colônia de Pescadores de Alvarães e Secretaria de Meio Ambiente estiveram presentes na ocasião.
Artesanato
Por ocasião da assembleia, a Unidade Local do Idam/Fonte Boa firmou compromisso em apoiar um grupo formado por 27 mulheres que trabalham diretamente com artesanato.
Uma programação será desenvolvida ainda neste primeiro semestre com o objetivo de capacitar as artesãs locais.
Entre as prioridades está a divulgação dos trabalhos desenvolvidos, tanto a nível local, como estadual, e até nacional.
A artesã Creuza Duarte, será uma das contempladas e já consegue prevê grandes resultados. “Estamos muito felizes com esta parceria e esperamos contar com esse apoio por muito tempo”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário