Captura do tambaqui.
25/03/2013 - Paula Vieira
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Produção e Abastecimento realizou no início de março, uma Demonstração de Método (DM) sobre Captura, Seleção, Biometria e Transporte de Tambaqui, na estrada da Colônia Santa Fé na região do Zé Açu, P.A de vila Amazônia, km18, para produtores/ piscicultores e 22 alunos dos cursos de Aquicultura e Pesca do Instituto Paraná e Instituto Federal do Amazonas (IFAM) em Parintins (a 369 km de Manaus).
A atividade foi desenvolvida tanto na teoria como na prática, sendo ministrada pelo técnico em piscicultura José Cursino, que destacou a importância de realizar iniciativas como essa, “a ideia é proporcionar aos alunos e piscicultores da região conhecimentos técnicos de manejo do pescado”, frisou.
Os participantes receberam conhecimentos sobre como fazer a biometria (pesar e medir o pescado), uma vez que saber a quantidade correta de ração a ser oferecida aos peixes é essencial para o bom desenvolvimento e qualidade das espécies cultivadas em tanque escavado. A alimentação é baseada no peso total dos peixes.
Participantes fazendo a biometria do pescado.
Demonstração de Método - É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário