quinta-feira, 20 de junho de 2013

IDAM apresenta experiências exitosas da agricultura em intercâmbio técnico



20/06/2013 - Paula Vieira

Cerca de vinte extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) dos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Manacapuru, estiveram participando na última terça feira, 18, do intercâmbio técnico realizado em propriedades rurais consideradas exitosas no município de Manacapuru (a 68 km de Manaus).
“A ideia foi conhecer o trabalho desenvolvido por técnicos do IDAM daquele município e trocar experiências sobre as atividades realizadas por cada Unidade Local”, enfatizou o gerente de Apoio à Produção Vegetal do IDAM, Pedro Benício.
A comitiva seguiu para uma visita com objetivo de conhecer as propriedades localizadas na estrada do Santana, km 02, e estrada do Cajatuba, km 05, onde são cultivados o maracujá, mamão, melancia, pimenta de cheiro e também a piscicultura, cujo sistema adotado é o de tanque escavado, onde são cultivados peixes da espécie tambaqui.
“Essas propriedades são consideradas exitosas devido à produção que hoje, está estimada em, o mamão em torno de 25 toneladas/ano, maracujá em média de 20 toneladas / ano, a melancia tem uma produção de seis mil frutos por hectare e o pescado 10 toneladas / ano”, destacou o gerente da Unidade Local do IDAM em Manacapuru, Marildo Silva, ressaltando, que atualmente essa produção é comercializada para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em feiras e mercados locais.




Para o gerente da Unidade Local / Presidente Figueiredo, Almir Carvalhal, a ocasião foi oportuna para aproximar gerações distintas de extensionistas, uma vez que hoje temos técnicos com mais de 25 anos de serviços de ATER e outros ainda recém contratados, o que sem dúvida fortalece o trabalho desenvolvido pelo IDAM.
Na ocasião os extensionistas trocaram conhecimentos técnicos sobre as metodologias de ATER, políticas públicas voltadas para as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de tecnologias modernas utilizadas na agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário