Com o objetivo de implantar o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/AM), Muni Lourenço, esteve no dia 9 de novembro, no município de Autazes (a 120 km de Manaus).
Na ocasião, o presidente reuniu com o presidente e diretores do Sindicato Rural de Autazes, onde juntos, conversaram e propuseram soluções de crescimento nos serviços do mesmo, para atender de forma eficaz as necessidades dos produtores rurais da região.
Muni destacou a importância de aproximar o sindicato da classe rural do município, e juntos enfrentar as dificuldades cotidianas que o setor passa. Além do mais adquirir uma representatividade mais sólida e efetiva na luta dos interesses da categoria.
“O Sindicato tem que se fazer presente para defender os interesses do setor primário. E essa implantação do Índice de Desenvolvimento Sindical é mais uma etapa importante de fortalecimento da representatividade da classe rural do município. O Sindicato Rural é a principal voz da categoria junto às autoridades. E para isso o Sindicato precisa estar bem estruturado. Entendemos que além de ter a CNA em Brasília e as Federações dos estados bem estruturadas. E o IDS vai dar uma condição melhor para os sindicatos desenvolverem seu trabalho na defesa dos interesses da classe,atuando de forma mais eficiente na representação dos pequenos produtores”.
Um dos objetivos do IDS que pode ser destacado além de estruturar a representatividade da classe, é a comunicação direta do sindicato com a sociedade, a formação de parcerias com outras entidades como Sebrae, Senac, (com o intuito de dar mais suporte no desenvolvimento e capacitação dos trabalhadores) e fazer parte da elaboração do planejamento do município.
Sindicalizado há 36 anos, o produtor de cupuaçu, José Jacob, 60, exaltou a visita da Federação e a implantação da avaliação, e se mostrou satisfeito com as melhorias e o novo trabalho que será desenvolvido para otimizar os serviços do Sindicato.
“Ficamos muito felizes e satisfeitos com a visita do presidente da FAEA Muni Lourenço. Isso mostra o interesse da Federação em melhorar cada vez mais os serviços e consequentemente os interesses de todas as famílias que dependem da agricultura ou pecuária. Isso é uma motivação a mais para produzirmos melhor e fazer as coisas de forma correta e inovadora”, disse.
Os pequenos produtores do município tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento e crescimento nos estandes do 21˚ Festival do Leite e 20ª Exposição Agropecuária. Lá eles puderam aprender mais e buscar melhoria para o processo de produção.
Reportagem e foto: Antonio Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário