Em audiência que durou duas horas e meia com o governador do Estado, Omar Aziz, na manhã desta segunda-feira (11/10) a comissão de lideranças rurais formada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) tratou da realização da 40ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) e da localização do novo Parque de Exposições.
Na ocasião o governador dialogou com as lideranças rurais presentes, onde foi definido que este ano por conta da exigüidade de tempo e do período chuvoso já iniciado, a exposição que é considerada a vitrine do agronegócio no Estado, será realizada na Pista de Arrancada, localizada na AM-070-Estrada Manuel Urbano no município de Iranduba.
O governador, Omar Aziz, declarou que “o local fixo do novo parque será em uma área compreendida na Cidade Universitária”, disse ainda que o nome Dr. Eurípedes Ferreira Lins será mantido na nova estrutura. A 40ª Expoagro será realizada de 06 a 15 de dezembro de 2013.
Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, a sensibilidade do governador foi muito importante para o setor, pois os produtores tiveram o compromisso do Governo do Estado de em 2014 a Expoagro já ser realizada no novo Parque de Exposições. Além disso ficou patente da audiência com o Governador a importância da Expoagro, para a realização de cursos de capacitação, financiamentos, compra de maquinário agrícola e a confraternização de produtores e pecuaristas, ou seja a relevância do evento vai além do entretenimento, se caracterizando como um momento de adquirir matrizes, de melhoramento genético do rebanho e de movimentar a economia do setor.
Muni Lourenço também destacou que muitas novidades poderão ser lançadas durante a edição dos 40 anos da Expoagro, como o cartão CNA Card, que vai permitir a impressão de qualquer lugar que tenha conexão com a internet da Guia de Trânsito Animal – GTA e outros benefícios. A plataforma de gestão agropecuária – PGA, que instrumentaliza a GTA eletrônica no Amazonas está sendo elaborada e deverá ser lançada pela Agência de Defesa (ADAF) e FAEA.
Dados
Em 2012 a feira realizada na Av. Torquato Tapajós segundo a Secretaria de Produção recebeu aproximadamente 500 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 35 milhões, entre financiamentos, negociação direta, vendas e empregos gerados.
História
O nome do Parque de Exposições foi aprovado em lei estadual sancionada pelo Governador do Estado em homenagem ao Dr. Eurípedes Ferreira Lins, referência como líder classista, ex-presidente da FAEA, responsável pela primeira exposição agropecuária do Amazonas localizada em frente ao Frigomasa.
Também foi um dos pioneiros da criação de bovinos da raça nelore no Amazonas; Diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Foi membro do Rotary Clube de Manaus e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Estado do Amazonas (ALCEAR).
Foto:Eliana Medeiro
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário