sábado, 22 de fevereiro de 2014

Palestra traz linhas de crédito para avicultura

Assessoria de Imprensa Sistema FAMASUL/SENAR-MS 



A discussão no AM sobre os instrumentos disponíveis nos dois PLANOS SAFRAS (Empresarial e Familiar) deve ser intensificada. Esta matéria mostra o MS buscando o apoio do MAPA para facilitar o acesso dos criadores rurais do estado ao Inova Agro que integra o Plano Safra 13/14. 


A avicultura é um dos segmentos do agronegócio que mais requer investimento em tecnologia. Para atender esta necessidade, o produtor pode apresentar projetos para o programa Inova Agro, linha de crédito que disponibiliza R$ 1 bilhão para investimento em tecnologia. Com o objetivo de divulgar o programa e tirar dúvidas dos produtores, a Associação dos Integrados da Avicultura de MS (Avimasul) realizará na próxima segunda-feira (24), às 9h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a palestra 'Linhas de crédito para o Inova Agro'.

O evento contará com a participação do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa), Neri Geller, e do diretor de economia agrícola do SPA/Mapa, Wilson Vaz de Araujo.

Para o diretor executivo da Avimasul, Adroaldo Hoffmann, o momento é ideal para os produtores rurais de MS aderirem a essas linhas de crédito e melhorar seus empreendimentos. "A avicultura de MS é altamente tecnificada e precisa de atualizações constantes para não perder competitividade. Quem entrou na atividade há cinco anos e até então não investiu em novas tecnologias, por exemplo, já está ultrapassado. Linhas de crédito como o Inova Agro, que permite até mesmo a construção de novos aviários, fazem total diferença para o nosso mercado ", destacou .

Hoffmann afirma que a avicultura pode ampliar seu potencial de conversão alimentar em ambientes adequados. "Com equipamentos de ponta que acompanham as necessidades das aves podemos melhor a conversão dos frangos, que atualmente é de 1 quilo de carne produzida para cada 1 quilo e 800 gramas de ração consumida", revela.

O programa Inova Agro, anunciado durante o Plano Safra 2013/2014, tem como objetivo aumentar a competitividade da indústria brasileira. É a primeira vez que o setor agropecuário pode contar com um fundo para investir em inovação tecnológica. Os recursos sairão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com as informações da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS), a produção mensal de aves de corte em MS é de aproximadamente 30,5 mil toneladas. Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), há no total 1107 aviários em MS. Os polos de produção: Região da grande Dourados, Sidrolândia, Caarapó, Glória de Dourados, Itaquiraí e Aparecida do Taboado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário