sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Coomapem é destaque no programa Globo Rural da TV Globo

A COOMAPEM já teve projetos do PAA aprovados e já  finalizados. Inclusive já recebeu prêmio do GF no valor de R$ 5 mil por ter vencido concurso de video que demonstrava a forma como operava o PAA na região. No final do ano passado, apresentou nova proposta ao PAA que deverá entrar em operação ainda este ano. O PAA, que recentemente completou 10 anos,  vem passando por ajustes necessários e indispensáveis com objetivo de beneficiar, ainda mais, o produtor rural e às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Equipes da Rede Globo em parceria com a Rede Amazônica de televisão estiveram no município de Manacapuru no dia 19 de fevereiro gravando conteúdo jornalístico para o programa Globo Rural, que será veiculado pela emissora em rede nacional, domingo 23, às 6h. O programa vai relatar a atual situação da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), depois do incêndio que aconteceu em julho do ano passado e falar da produção de fibra no Estado do Amazonas.
Os profissionais captaram imagens na sede da cooperativa, das áreas de produção no município, do galpão onde era armazenada toda a produção, que foi destruído por um incêndio de grandes proporções, deixando um prejuízo superior a 3 milhões. Os jornalistas também entrevistaram cooperados e familiares, para mostrar como é produzida a fibra vegetal em Manacapuru.
A presidente, Eliana Medeiro fala no programa das dificuldades que enfrenta para reconstruir a cooperativa, aumentar a produção de fibras dos cooperados e honrar os compromissos junto às instituições financeiras parceiras, que se encontra inadimplente, impossibilitando novos financiamentos para iniciar a safra, e que se transformou na situação mais difícil para a Coomapem na atualidade. Segundo Eliana, em relação á ajuda prometida pelos órgãos governamentais, de concreto mesmo, apenas o projeto orçamentário e arquitetônico do galpão, elaborado pela Sepror (Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas).
Eliana mostrou aos jornalistas os números, onde assinalam que produção 2013/2014 será a menor dos últimos anos. A presidente disse também que tem esperança de receber dos cooperados em torno de 1.000 toneladas de fibra de juta malva para tentar pagar parte das dividas com as instituições financeiras e recuperar o crédito.
“Os cooperados estão sobrevivendo da pesca e da venda de hortifrúti. Já entregamos bastante produto aos Preme e ao PAA, porém os programas estão atrasados, e com isso ficamos ainda mais prejudicados”, finalizou a presidente.
Fonte: Coomapem
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário