Valdenor/Bolacha, obrigado pela dica. |
Segundo a Agrimoney (www.agrimoney.com) o desempenho do mercado de cacau em 2013 no que se refere aos preços futuros subiu 21% tanto em Londres quanto em Nova York, impulsionado pela expansão do déficit de produção de cacau em 2012-13, gerando a mesma expectativa, considerando que a produção na safra 2014-15 continuará abaixo do consumo.
O Rabobank, uma das maiores redes mundiais de financiamento do Agronegócio com sede na Holanda, prevê que para 2014 os preços do cacau em New York serão de alta crescente na medida em que os trimestres avançam: Q1: 2.850 dólares por tonelada, Q2: 2.900 dólares por tonelada, Q3: US $ 3.000 por tonelada e Q4: $ 3.050 por tonelada. Essa instituição acrescenta que além do aquecimento da demanda global, as saídas de cacau africanas estão limitadas pelo clima desfavorável na principal região produtora; com a possibilidade de serem incapazes de atender as demandas mundiais. O otimismo revelado pelos especialistas tem haver com o consumo que continua a superar a produção, levando a utilização das reservas/estoques, o que os conduz a admitir um terceiro ano consecutivo de déficit de produção em 2014-15.
Tais perspectivas indicam preços maiores nas principais bolsas internacionais. Esse cenário poderá incentivar os produtores a investir na expansão de suas áreas e consequentemente na oferta futura de cacau.
A Phillip Future de Singapura Destaca que o consumo de chocolate na Ásia, em especial na China, onde as vendas cresceram 6,9% no ano passado (2013), de acordo com a Euromonitor , que prevê mais 6,6 % este ano (2014). Acrescenta que “A China é atualmente um enorme mercado inexplorado e, como cresce economicamente, podemos esperar que seja uma grande ameaça no agravamento na situação de escassez de oferta no mercado de cacau”.
CEPLAC/SUEPA/SEPES
Nenhum comentário:
Postar um comentário